Deputados são informados de ação de servidores da Sedam contra produtores em Cujubim]-Foto Marisvaldo (9)O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e o deputado estadual Só Na Bença (PMDB), foram informados de uma recente ação promovida por servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), contra produtores rurais que ocupam a Reserva Extrativista Jacundá, em Cujubim.

Segundo a denúncia, em seguidas operações, agricultores e familiares que estão na região há uma década, estariam sofrendo ameaças, humilhações, perseguições e tendo motos e equipamentos queimados, poços contaminados com óleo, entre outras arbitrariedades.

“Se os produtores estão ilegais, que sejam penalizados, dentro da lei, mas tratados como cidadãos. O fato de ocuparem uma área de reserva não os tornam pessoas de segunda classe, que devam ser tratados de forma arbitrária. Vamos acionar a Sedam para que apure a denúncia e puna quem cometeu esses abusos”, disse Maurão.

Só Na Bença acrescentou que na região moram cerca de 200 famílias, retirando da terra o seu sustento. “Quem praticou esse ato criminoso precisa ser punido. Com certeza, não é essa a determinação do governador Confúcio Moura (PMDB) e nem do secretário da Sedam, Vilson de Sales. Ninguém está acima da lei”, ponderou.

Os advogados dos produtores da região, Rodrigo Luciano e Júlio Cesar, relataram o clima de medo que se instalou entre as famílias da região. “São pessoas simples, que vivem do trabalho na terra. Temos idosos que estão apavorados, pois o que sofreram foi uma situação absurda e inaceitável”, completou Luciano.

O produtor Rodinei Cardoso, que mora há nove anos na localidade, criando gado, cultivando banana e outras culturas, também reforçou o pedido de providências contra as ações arbitrárias.

Autor e foto: Eranildo Costa Luna

sicoob