Dois municípios da região do Cone Sul de Rondônia estão em alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika: Colorado do Oeste e Cabixi
A informação é do levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios.
Em Rondônia, 17 cidades encontram-se na mesma situação. No quesito satisfatório, apenas três enquadram: Vilhena, Corumbiara e Chupinguaia.
Entretanto, cinco municípios estão em risco: Monte Negro, Parecis, Buritis, Espigão D´Oeste e Alto Paraíso. Outros 12 aparecem em alerta e 11 estão em situação satisfatória no Estado.
Os dados do LIRAa, foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também divulgou a nova campanha deste ano para combate ao mosquito transmissor das três doenças.
A nova campanha chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes.
Dos 3.704 municípios brasileiros que estavam aptos a realizar o LIRAa – aqueles que possuem mais de 2 mil imóveis – 62,6% (2.284) participaram da edição deste ano.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia