Por determinação da prefeita eleita Rosani Donadon (PMDB), uma equipe da futura administração municipal visitou, na manhã desta terça-feira, 6, algumas instalações de programas sociais e constataram uma triste realidade: o abandono.
Em anos anteriores, os programas eram referência em todo o Estado de Rondônia, justamente quando Rosani Donadon era secretária municipal de Bem-Estar Social (Sembes), órgão atualmente conhecido como Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social).
Participaram da visita o vice-prefeito eleito, Darci Cerutti, acompanhado da esposa Nair Cerutti, Ivete Pires de Souza e o jornalista Esteban Vera, que farão parte do primeiro escalão da futura administração.
O atual secretário adjunto da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), Luiz Lobianco, acompanhou os futuros gestores nas visitas.
A equipe visitou o prédio onde funcionava a Central de Produção de Alimentos (CPA) que no passado produzia leite e pão de soja para distribuição gratuita à população carente do município. Atualmente o local está interditado pela Vigilância Sanitária.
De acordo com Luiz, o local está parado há mais de um ano e, para que seja reativado, é necessário que passe por uma reforma geral. “Temos que trocar tudo”, diz o adjunto da Semas.
Os futuros gestores também visitaram o Centro da Juventude onde atualmente funciona apenas o programa “Bolsa Família”. Segundo Luiz, o local também precisa passar por reformas e alguns programas que funcionavam estão parados, como a fábrica de bolas e as aulas de informática. “Paramos de fabricar bolas porque, além de material, não temos instrutores. Já as aulas de informática estão paradas por falta de computadores. Os que tinham quebraram e não teve manutenção”, explicou Luiz.
A situação também é preocupante no local onde funcionava o Banco do Alimento, que há mais de um ano está parado. As instalações estão com problemas e também precisam de reforma para que possam voltar a funcionar.
O grupo também visitou a Casa da Gestante, que funciona parcialmente. Funcionários fazem o que podem, já que as atividades, como a fabricação de fraldas, está paralisada há mais de um ano por falta de matéria prima. De acordo com Luiz, muitas instalações dos programas sociais precisam de reformas e investimentos.
O vice-prefeito Darci Cerutti lamentou que os programas que foram referência no passado, hoje estejam abandonados. Para ele, a reativação destes importantes programas sociais é prioridade. “Vamos trabalhar para que esses programas sociais voltem a funcionar e que a população seja atendida, melhorando assim a qualidade de vida dos vilhenenses”, concluiu.
Texto e fotos: Assessoria