O primeiro bebê de 2017 a nascer no Hospital Regional (HR), em Vilhena é uma menina. Ela nasceu com 3,840 kg e 52 cm.

O parto aconteceu as 8h15 na manhã de  domingo, 01.  A menina é filha da estudante Valdilene Celestino dos Santos e do operador de máquinas pesadas Gustavo Rech que são moradores de Cerejeiras.

A chegada da pequena Emanuelly trouxe alegria ao casal. De acordo com o médico plantonista do dia, o obstetra Renato Bueno, a bebê nasceu de parto normal. “Em média fazemos seis partos por dia, nesse dia recebemos a mãe que evoluiu quanto à dilatação possibilitando o parto ser normal. São 35 anos de carreira e mais de cinco mil partos, é um orgulho fazer parte de um momento tão importante para a família”, explicou o médico.

Ao Extra de Rondônia Valdilene que mora em Cerejeiras, contou que veio para Vilhena na sexta-feira, 29, para passar a festa de fim de ano com familiares. “As 5h30 da manhã do domingo comecei a sentir as contrações e as 8h15 nossa filha nasceu, registramos a pequena Emanuelly antes de sair do hospital”, contou a jovem.

A estudante faz parte do grupo de pacientes vindos de outros municípios e atendidos no HR, que representa cerca de 56% dos atendimentos contabilizou o obstetra.

“Passam pela obstetrícia pacientes de outros municípios, de regiões do Cone Sul, alguns da Zona da Mata e do estado do Mato Grosso também. Por mês, em 2016, fechamos uma media de 180 partos, sendo que 56% são de pacientes de outros lugares”, destacou o médico.

O segundo bebê de 2017, veio ao mundo as 10h20 filho de Abqueila Brilhante de Lima e Eder Marques o menino nasceu pesando 3,600 kg e 49 cm. Calebe é o 1º filho do casal que reside em Vilhena.

De acordo com o médico obstetra Renato, no ano de 2016 cerca de 2.160 crianças nasceram, sendo a maioria fruto de parto cesariana. A explicação, segundo o medico, esta na falta de estrutura do serviço de saúde prestado às mães, que em muitos casos não oferece um acompanhamento necessário que possibilite a futura mãe uma preparação para um possível parto normal.

Abqueila Brilhante de Lima, mãe da segunda criança a nascer em 2017

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO