Na madrugada desta quinta-feira, 5, durante fiscalização de rotina, Agentes da PRF Vilhena procederam abordagem a um veículo Volvo F440, carregado com aproximadamente 38,8 metros cúbicos de madeira.
Foi solicitada a documentação da carga ao motorista, e, ao realizar a fiscalização a equipe suspeitou que havia divergência entre a espécie (essência) da madeira que constava nos Documentos de Origem Florestal (DOF) e a madeira que estava acondicionada no veículo.
A fiscalização foi aprofundada e verificou – se, que, ao menos em tese, a madeira transportada tratava-se da espécie Cupiúba e a que constava no DOF era da espécie Abiurana.
O motorista disse desconhecer a irregularidade, afirmando que o embarcador garantiu que estava tudo regular. Considerando que a irregularidade apontada, contraria, ao menos em tese, o disposto em Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e consequentemente a Lei de Crimes Ambientais, o motorista foi encaminhado, juntamente com a carga, para o IBAMA, para as providências pertinentes.
Fonte: PRF
Fotos: Divulgação