A Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania protocolou na Câmara de Vereadores de Vilhena um requerimento que pede a cassação do mandato dos vereadores vilhenenses presos Ângelo Mariano Donadon Junior (PSD), Carmozino Alves Moreira (PSDC) e Vanderlei Amauri Graebin (PSC).
O requerimento foi protocolado nesta quarta-feira, 4. O presidente da associação, Caetano Neto, informou em entrevista ao Extra de Rondônia que o em anexo com o pedido de cassação dos vereadores também foi protocolado um abaixo-assinado com mais de 100 assinaturas de vilhenenses que pedem o que os vereadores tenham os mandatos cassados. As assinaturas foram colhidas na sessão extraordinária realizada na terça-feira, 3.
Caetano explica que os vereadores descumpriram a Lei Orgânica do Município de Vilhena, no artigo 48. “Além de outros casos definidos no Regimento Interno, considerar-se-á incompatível com o decoro parlamentar o abuso das prerrogativas asseguradas ao Vereador ou a percepção de vantagens ilícitas ou imorais”, ressalta o advogado que acredita que a conduta dos vereadores não condiz com a função parlamentar de ter ética e moralidade para ser um fiscal do povo.
No pedido Caetano destaca que a conduta política deve ser proba e reta, de modo a preservar a instituição legislativa. O presidente da associação informou que o pedido deve ser lido na primeira sessão dos vereadores que caso seja aprovada será composta uma Comissão Processante que vai analisar o pedido e emitir um parecer.
“Essa comissão terá 30 dias para analisar o pedido de cassação e esperamos que seja aprovado, pois a sociedade não aceita essa situação”, finalizou Caetano.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia