Conforme o Extra de Rondônia antecipou nesta tarde, o Parlamento aprovou com todos os votos a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncia de quebra de decoro contra os vereadores reeleitos Vanderlei Graebin, Junior Donadon e Carmozino Alves. A sessão extraordinária que instaurou a CPI começou às 19hs30m e durou pouco mais de uma hora.
Apesar dos presentes terem votado a favor da abertura do processo, apenas Samir Ali e França Silva e Rafael Maziero usaram a tribuna para defender seus posicionamentos a favor da realização da investigação.
Logo depois da aceitação do pedido de abertura da CPI houve sorteio para definir os nomes dos componentes da CPI, com participação da imprensa local. O primeiro nome sacado da urna foi excluído, pois se tratava de Célio Batista, que por motivo de saúde não estava presente.
Em seguida foram sorteados os nomes de Carlos Suchi, Rafael Maziero e Ronildo Macedo (foto secundária). A definição de quem vai ocupar a presidência e a relatoria da CPI será feita amanhã (quarta-feira, 1º), e em seguida a Comissão começa a trabalhar. O primeiro passo importante será notificar os três vereadores sob acusação, para quer se possa começar a contar o prazo legal que a CPI terá para apresentar seu relatório ao Plenário – noventa dias.
Como era de se esperar a sessão contou com grande participação popular, lotando toda a área destinada a plateia e os corredores adjacentes ao plenário.
Fonte: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia