Quantas organizações no país estão tendo perdas pela ausência de Líderes? Você se orgulha de trabalhar com seu diretor ou gerente porque ele conhece, valoriza e exercita a Liderança?

Todas as empresas, independente de seu porte e ramo de negócios, precisam de um líder, para serem bem sucedidas. Não apenas de um líder por empresa, mas por área de atuação.

Imagine os tremendos benefícios que adviriam para as organizações se em cada departamento existisse um líder a conduzir as pessoas! Quantas de nossas empresas possuem um programa de desenvolvimento pessoal voltado para o aprimoramento dessa vital capacidade? Creio que infelizmente bem poucas. Apesar dessa alienação, existem empresas que se destacam, em diferentes segmentos de mercado, pela forma como conduzem as relações interpessoais de seus colaboradores.

Liderança é uma extraordinária e pouco comum capacidade que poucas pessoas possuem, de reunir e agregar indivíduos, de forma harmoniosa e integrada, em torno de um objetivo específico, levando-os espontaneamente a alcançar, com brevidade, uma meta, mediante ações e posturas democráticas. É um equívoco pensar que todo Gerente é um Líder.

Eis a seguir alguns atributos de um líder: 1.-Ter conhecimento técnico da atividade que desempenha; 2.-Identificar diversas alternativas para cada problema surgido; 3.-Ter carisma pessoal e cativar pessoas, sem ser orgulhoso; 4.-Ser íntegro, exemplar e flexível; 5.-Saber ouvir seus colegas dando-lhes a devida atenção; 6.-Compartilhar com os outros, regularmente, seus conhecimentos e experiência; 7.-Ter liderados e não subordinados; 8.-Levar, mediante o diálogo, o grupo a um consenso; 9.-Manter as pessoas envolvidas com as prioridades do grupo; e 10.-Ter sempre uma mensagem a transmitir.

Às vezes um modesto funcionário pode ter maior espírito de liderança do que um gerente, donde se conclui que liderança independe da posição hierárquica. Ser empresário, dirigente ou administrador também não significa ser líder.

A liderança pessoal traz consigo eficiência e produtividade. Embora todos queiram ser líderes, a habilidade no relacionamento interpessoal é algo raro. Cada um de nós tem potencialidades. Está em nós desenvolver ou não essa capacidade. Subutilizando a liderança estaremos nos tornando profissionais deficientes e impedindo nossa plena realização, como seres humanos.

Há pessoas impregnadas de autoridade e poder, porque tiveram essa visão, investiram nela e se prepararam para se transformar em autênticos líderes. Que nossos empresários e administradores sejam respeitados e admirados por terem compreendido que a Liderança é uma ferramenta gerencial básica, manejando-a convenientemente. Eu creio nisso e quanto a você?

Humberto C. Lago é Consultor Empresarial e Diretor da PROSPERUS CONSULTORIA.

Fonte: Extra de Rondônia

 

 

 

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