Em relatório, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) apresentou um aumento de ligações de água significativo no pico da seca em Vilhena.
No ano de 2016, entre o período considerado crucial, junho a agosto, as ligações iniciais tiveram um aumento elevado. Segundo levantamento realizado pela autarquia é o período em que mais se faz ligação de água devido o aumento nas construções.
“Geralmente é no período da seca que se tem mais ligação de água, mas diariamente são realizadas entre 8 a 10 ligações”, comentou o diretor técnico Milson Canhete.
Com cerca de 80 ligações mensais de água nos primeiros meses de 2017, o SAAE trabalha sempre com duas equipes na ligação, sendo um operador de retroescavadeira e um encanador instalando a rede. A autarquia está em processo de aquisição de um maquinário que recupera o asfalto logo depois de realizar a ligação.
Uma das prioridades do SAAE durante o período da seca é a manutenção dos poços e o trabalho de conscientizar a população sobre o desperdício de água, a fim de evitar a construção de novos poços artesianos.
Segundo o diretor da autarquia, Arijoan Cavalcante, conscientizar é a melhor solução, pois durante este período muitos consumidores acabam utilizando mais água regrando plantas e lavando calçadas.
Autor e foto: Semcom