Em visita ao Extra de Rondônia, Fábio Sartori Vieira, titular da Secretaria Municipal de Trânsito, explicou que as mudanças estabelecidas no trânsito urbano estão de acordo com o que a Legislação determina, e que não há sentido nas reclamações e críticas acerca da ausência de campanhas educativas para alertar a comunidade quanto as mudanças.
Ele também falou sobre a restrição ao tráfego de veículos pesados na região central, assim como comentou a controvérsia acerca do bloqueio de trecho da Avenida Tancredo Neves para pratica de caminhadas.
Sobre as mudanças no trânsito, onde o destaque é a alteração promovida na Major Amarante esquina com a Rua Ricardo Franco, onde está instalado um semáforo. De uns dias para cá está proibido acesso a Major à esquerda (sentido 5º BEC), para quem vem pela Ricardo Franco da direção da BR 364.
A mudança foi feita apenas com fixação de placa e pintura no solo, sem que houvesse campanha educativa. Violações da nova regra tem sido constantes (Confira foto secundária, com marcações da placa e do veículo infrator), mas Fábio disse que a sinalização está feita e que cabe aos condutores prestar atenção a ela.
No entanto, ele admite que em virtude dos problema poderá ser feita, dentro da campanha do Maio Amarelo, uma ação mais incisiva naquele local, com uma blitz educativa, por exemplo. “Reconheço que a mudança está gerando problemas neste sentido, porém ela é vital para a reordenação do tráfego na área central da cidade”, declarou.
Sobre a questão do tráfego de veículos pesados no centro, cuja restrição de horário é estabelecida pela lei 4.245/2015, o secretário afirmou que houve uma cobrança do Ministério Público no sentido de se cumprir a lei. “E isso vai acontecer em breve. Assim que o convênio entre o Município e a Polícia Militar estiver firmado faremos uma campanha de conscientização e em seguida começará a aplicação de multas”. O convênio está em processo de elaboração desde fevereiro passado, e não há data definida para envio à Câmara de Vereadores e posterior sanção da prefeita Rosani Donadon.
Finalizando, Sartori declarou que a respeito do fechamento de trecho da Avenida Tancredo Neves para pratica de caminhada em período noturno, finais de semana e feriados poderá ser estabelecido a qualquer momento.
“Estou pesquisando em nossos arquivos a medida que determinou o fechamento daquela via em 2.013 para saber porque deixou de ser cumprida. No entanto, um encaminhamento da Câmara de Vereadores neste sentido pode ser o suficiente para tomarmos providências”, encerrou.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia