Você é capaz de me dizer quanto vale uma idéia? Como você fez para estabelecer seu valor? O critério que você utilizou seria aceito por outros empresários?
Uma de nossas revistas técnicas reuniu e publicou os 10 melhores artigos sobre Administração e Finanças publicados em dois anos recentes pela Harvard Business Review. O objetivo deste material era apresentar “idéias”. Sim, idéias originais, provocativas, inspiradoras, transformadoras.
Idéias são essenciais; idéias movem o mundo; idéias constituem o combustível das empresas líderes; mediante boas idéias organizações são retiradas do fracasso e conduzidas ao sucesso!
Recentemente uma indústria de porte médio contratou um consultor empresarial. O tesoureiro ficou muito feliz porque agora todos os seus problemas financeiros seriam resolvidos. O consultor disse-lhe que traria para a empresa algo melhor do que dinheiro: ele traria “idéias”.
Sim, idéias valem mais do que dinheiro. Se uma empresa está sofrendo por estar endividada é porque há algo de errado com ela. Apenas trazer dinheiro adicional não vai resolver seu problema porque ela está com uma falha operacional e/ou estrutural. É preciso ir à causa, identificá-la e resolvê-la.
A Revista Exame completou, a algum tempo, 35 anos de existência. Ela é um sucesso absoluto. Sua tiragem é superior à reunião de todos os seus concorrentes, mais os jornais especializados. Que bom seria se os nossos empresários tivessem a capacidade de identificar, com rapidez e segurança, com racionalidade e eficiência, as informações fundamentais ao sucesso de seu negócio. Decisões erradas e mau uso do tempo são alguns dos principais motivos do fracasso das organizações.
Gostaria de desafiar nossos empresários a reservarem 1 (uma) hora por mês para irem a uma boa livraria e comprar o melhor livro sobre administração/finanças. Não envolva sua secretária; não faça isso via internet; não peça sugestão aos seus pares. Esta é uma tarefa pessoal. Uma boa livraria é uma fonte inesgotável de conhecimento; desenvolva seu processo de estabelecer prioridades; exercite seu poder de síntese; aprenda a escolher o melhor mesmo que pressionado pelo tempo. Se você for capaz de fazer isso; e depois da leitura do livro concluir que sua decisão foi acertada, parabéns. Esse é um exercício que vai desenvolver em você um grupo de habilidades essenciais no processo de gestão, tornando-o pragmático e eficiente!
Boas idéias não são privilégio da Diretoria e Gerência. Annete Moser-Wellman, querendo trazer uma contribuição, resolveu estudar a vida de algumas personalidades da história, tais como Einsten, Mozart, Da Vinci, Andy Grove etc, e concluiu que essas pessoas tinham algo em comum. Elas não eram geniais; suas “idéias” sim é que eram geniais! Estimule, pois, o hábito da leitura na sua companhia ! ! !
Humberto C. Lago é Consultor Empresarial e Diretor da PROSPERUS.
Fonte: Extra de Rondônia