Hoje é um dia festivo no Peru, e a colônia peruana em Vilhena não deixará passar em branco uma data tão importante: se comemora  195 anos de independência desse país andino.

Para isso, cerca de 300 peruanos que moram na cidade há anos estão preparando uma festa para homenagear a sua pátria.

O empresário Osias Labajos conta que mora em Vilhena há 35 anos. Ele, que se considera brasileiro de coração, acrescenta que nunca esqueceu suas raízes peruanas, e muito menos os costumes.

“Todo meu patrimônio está em Vilhena e quase todos meus filhos moram no Brasil, mas o sangue que corre pelas minhas veias é peruano”, ressaltou o empresário.

Osias disse também que a cultura nunca morre. Por isso, sempre ensinou a seus filhos a falar e entender as duas línguas. “Meus filhos gostam das tradições peruanas. Eles ouvem músicas, cantam e conversam em espanhol. Entendem tudo e são esses detalhes que mantêm a nossa cultura”, frisou.

Desde que passou a morar no Brasil, voltou a seu país cinco vezes, a última foi em 2015. “Todas as vezes que visitei o Peru, não consegui levar meus filhos. Espero que, em breve, eles possam ir para que assim conheçam de perto os costumes peruanos”, disse Labajos.

Segundo o empresário, a comemoração será neste sábado, 29, junto a sua família, com uma variedade de comidas típicas.

FILHA DE PERUANO

A jovem Maria del Carmen Ruiz, 30 anos, conta que seus pais são peruanos e que sempre ensinaram seus dois irmãos e ela, a cultura do Peru.

Maria explica que, apesar de ter nascido no Brasil, não falava o português, pois em casa seus pais só falavam em espanhol. Aprendeu a falar português quando começou a frequentar a escola.

“Uma das coisas que percebi é que os peruanos são mais unidos. Meu esposo é brasileiro, mas se considera um peruano de coração. Ele tem um carinho e apreço pela família dos meus pais”, ressaltou Ruiz.

Segundo ela, ainda não conhece o Peru, mas está planejando viajar com sua família para visitar alguns parentes que moram por lá. E tem muita vontade de conhecer a cidade incaica de Machu Picchu.

Para comemoração da data, Maria irá festejar com sua família comendo muita comida peruana e assistindo vídeo clips de artistas do Peru.

CHOQUE CULTURAL

A fotógrafa Elaine Luchtemberg Vargas, conta que é casada com peruano há 9 anos, e que nos primeiros anos de casamento teve um “choque”, devido às diferenças culturais e religiosas. Mas com o passar do tempo, conseguiu aprender e respeitá-las.

Ela ainda conta que já viajou para o Peru com seu marido e sua filha, e achou um país maravilhoso. Uma das coisas que mais adorou foi a culinária.

A fotógrafa salientou também que está aprendendo a cozinhar e que ainda tem dificuldades em falar o idioma, mas entende tudo, já que seu esposo e a família falam muito em espanhol.

Maria del Carmen Ruiz
Elaine Luchtemberg Vargas e seu esposo

Texto: Petter Vargas

Fotos: Reprodução

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO