Em 31 de agosto de 2017 foi realizada nas dependências do Fórum a 34ª Reunião Ordinária dos Brigadistas de Emergência do Fórum da Comarca de Colorado do Oeste, quando todos os brigadistas se dirigiram ao estacionamento para participarem da descarga dos extintores, pois estavam com prazo de validade vencidos e foram substituídos por outros com carga nova.

Para o Chefe de Edificação, Samir Herikon Nasser, “é importante os brigadistas estarem na prática utilizando um extintor, bem como é de suma importância saberem a classificação dos extintores de incêndio.” A Brigada de Emergência tem a finalidade de zelar pelo patrimônio humano e físico por meio de ações preventivas e emergenciais de combate a incêndio, evacuação de prédios e ação de primeiros socorros.

Dentre as ações de prevenção, estão a avaliação dos riscos de incêndios existentes, inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio e adoção de providências perante as unidades competentes para adoção de medidas preventivas e corretivas necessárias, definição e controle das rotas de fugas.

História dos Brigadistas de Emergência da Comarca de Colorado do Oeste

A 1ª Reunião foi realizada em 28 de agosto de 2014, quando contava com somente dez membros, mas em setembro de 2015, após novo curso de Brigada de Emergência oferecido pelo Tribunal de Justiça, a equipe de brigadistas aumentou para dezenove. Em julho de 2015 foi criado um grupo de brigadistas no aplicativo whatzapp, pelo qual os brigadistas são convidados a participarem das reuniões ou de alguma emergência, como aconteceu no final de julho de 2017, quando após comunicados, às 15 horas, pelo whatzapp, alguns brigadistas se deslocaram até a Associação dos Servidores do Fórum de Colorado do Oeste para ajudarem a combater o início de um incêndio e uma das primeiras providências que tomaram, tendo em vista o sol abrasador e a rápida propagação do fogo, foi solicitar o caminhão pipa da Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste, já que na cidade não há Unidade de Corpo de Bombeiros, obtendo sucesso no combate.

Nas reuniões dos brigadistas durante esses três anos de existência muitas atividades foram desenvolvidas, como identificação interna dos quadros de disjuntores, conhecimento da funcionalidade do motor gerador de energia, afixação das placas de alumínio indicativas de saída de emergência do prédio do Fórum, aquisição de monitor automático de pressão arterial automático para uso de todos os colegas do Fórum, expedição de documentos, como o ofício destinado ao Poder Legislativo Municipal local acerca da existência ou não de projeto que trata da instalação do Corpo de Bombeiros em Colorado do Oeste, dentre outras. Às vezes, assistem vídeos sobre as atribuições de brigadistas, como “Noções Básicas em Primeiros Socorros” ou palestras sobre prevenção e combate a incêndio, com recurso de data show, ministradas pelo Corpo de Bombeiros de Cerejeiras – RO.

Atualmente, os Brigadistas de Emergência têm como objetivo principal buscar junto às autoridades políticas a instalação de uma Unidade de Corpo de Bombeiros em Colorado do Oeste, tendo em vista que desde julho de 2017 Colorado do Oeste passou a ter o prédio de Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) para abrigar a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. É notório que os bombeiros combatem incêndios, atendem vítimas de acidentes, prestam socorro imediato e adequado, com condições ideais de transporte das vítimas aos hospitais, são preparados para salvamento aquático etc. e no município de Colorado do Oeste é grande a probabilidade de ocorrência de incêndios, os acidentes entre veículos são constantes e ainda há casos de afogamentos, devido a diversidade de córregos e rios, o que evidencia a necessidade de Corpo de Bombeiros ou Unidade Extensiva a este município.

Fonte: Extra de Rondônia

Texto e Foto: Assessoria

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO