O asfaltamento dos 180 km da RO-370 (Rodovia do Boi) ligando o Sul do estado à Zona da Mata faz parte do projeto ambicioso do governador Confúcio Moura, para construir uma rodovia pavimentada paralela à BR-364, visando melhorar o escoamento da produção no estado. O projeto para a pavimentação da Rodovia do Boi é desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).
O inicio da obra
Parte do projeto está pronto e será licitado no próximo dia 11. Trata-se do trecho de 20 km ligando Corumbiara ao distrito de Vitória da União. Com a licitação concluída, a empresa vencedora poderá iniciar os trabalhos. “Será apenas o início de um projeto audacioso pensado pelo governador Confúcio”, frisou o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva.
E o restante do asfalto?
Duas empresas foram contratadas pelo DER, para a elaboração do projeto Executivo, o qual definirá o traçado da estrada. O estudo será realizado nos aproximadamente 160 km da Rodovia do Boi, para completar os 180 km de sua totalidade. As empresas têm o prazo até o mês de novembro, próximo, para entregar o projeto, para que ele possa ser licitado. “Esse asfalto é compromisso do governador Confúcio. Ele esteve no Cone Sul há três anos e anunciou que daria início nessa obra”, destacou Neiva.
Apoio ao produtor
A Rodovia do Boi tem extrema importância para a economia do estado. Por ela transitam centenas de carretas transportando soja, arroz, milho, bois e produtores agropecuários. A rodovia também garante o escoamento da produção da Rodovia da Soja, localizada na mesma região e com 84 km de extensão.
O governo tem garantido o transporte da produção agropecuária. Neiva lembra que as rodovias antigas estão sendo restauradas e que estradas importantes para o desenvolvimento de Rondônia estão sendo asfaltadas, como a rodovia de Pimenteiras; o Anel Viário em Ji-Paraná, e Estrada da Penal e a Rodovia Expresso Porto, estas duas últimas em Porto Velho. “São estradas por onde transitam boa parte da produção rondoniense”, afirmou.
Transrondônia
O traçado da rodovia Transrondônia começa em Pimenteiras pela BR-435 (antiga RO-399) que também está sendo asfaltada pelo Governo); passa pelos municípios de Cerejeiras; Corumbiara Chupinguaia; Parecis; corta toda a Zona da Mata passando por Rolim de Moura, segue por Alvorada; Urupá; Mirante da Serra, chegando à região de Ariquemes para aproveitar a rodovia de acesso a Buritis e posteriormente a Estrada Parque até os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
“A Transrondônia é o sonho do governador. O traçado dela passa pela Rodovia do Boi que será asfaltada em sua totalidade. É um sonho que aos poucos está se transformando em realidade”, comemorou o diretor do DER.
Autor e foto: Nilson Nascimento