@@@ A maioria dos comentários em Vilhena foca o desfile cívico (FOTO) promovido em Vilhena como o maior da história do município. Conforme dados do Corpo de Bombeiros, quase 25 pessoas lotaram a avenida Major Amarante para testemunhas um dos eventos mais aguardados pelos cidadãos, já que há três anos não havia ato de patriotismo semelhante. Mais de 40 entidades – entre escolas, empresas e unidade particulares – desfilaram na principal avenida de Vilhena, que iniciou pontualmente às 18h, e encerrou com a queima de fogos. Queremos bis!

@@@ Mas não é só elogios. Críticos de plantão alegaram falta de organização, principalmente, com relação ao tempo que alunos esperaram para desfilar. Muitos chegaram às 16h à Major Amarante.  Outro questionamento era a respeito da falta de água para os alunos. Entretanto, a Fundação Cultural informou que foram distribuídos diversos fardos de água entre o público.

@@@ Por outro lado, os munícipes de outras cidades do Cone Sul de Rondônia não tiveram a mesma sorte. Em Colorado do Oeste, por exemplo, não houve nenhuma programação oficial. A prefeitura não explicou o motivo. Porém, o 7 de setembro não passou em branco. Alunos e  professores das escolas Manuel Bandeira e Ângelo Angelin desfilaram pelas ruas do bairro Minas Gerais. Sem apoio da gestão do prefeito José Ribamar, alunos fizeram uma simples, mas bela homenagem ao Dia da Independência.

@@@ E falando em Colorado. O prefeito José Ribamar e sua equipe de trânsito são motivos de chacota nas redes sociais, apesar do DNIT ter sido o autor da “obra”. Tudo por causa da confusa sinalização feita nas ruas da cidade. Um sinal, para virar à direita (FOTO), deu o maior bafafá entre os críticos, ao ponto de culparem o “estagiário” pelo trabalho, considerado uma brincadeira. Um internauta chegou a apontar a semelhança com uma “obra genial” feita na administração do ex-prefeito Zé Rover, quando, em 2012, foi criada uma mini-rotatória no cruzamento entre as avenidas José do Patrocínio e  Marques Henrique, em Vilhena. Não deu certo.

@@@ Até o ex-prefeito Anedino Pereira participou da zoeira nas redes sociais, informando aos coloradenses que “isto deve ser novo só não chegou nas auto escola para instruir os alunos !”. Pelo jeito, a crítica do ex-prefeito cai como luva num conhecido ditado: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

@@@ O ex-deputado estadual Marcos Donadon foi preso na última sexta-feira, 8, em Porto Velho. Ele estava foragido há mais de 1 ano. Conforme informações da imprensa da capital, Donadon foi preso na casa da família, foi levado à Central de Flagrantes e depois ao presídio Urso Panda, onde permanecerá até nova decisão da justiça. Ele é acusado de desvios na Assembleia Legislativa quando era presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.

@@@ Voltando à Vilhena. A prefeita de Vilhena, Rosani Donadon (PMDB), escapou do seu primeiro “teste de fogo” na Câmara Municipal. Em sessão ordinária, os vereadores, por unanimidade, rejeitaram abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigação de supostas irregularidades em sua gestão. Não houve nenhuma manifestação na tribuna.  A maioria dos vereadores acredita em perseguição política contra a prefeita originada pelo advogado Caetano Neto, ex-assessor jurídico de Eduardo Japonês, derrotado por Rosani nas urnas nas eleições de outubro passado.

@@@ Aliás, devido a Caetano ser o autor do pedido de investigação contra a prefeita, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Maurão de Carvalho foi envolvido na questão. Ocorre que o contracheque do causídico foi espalhado na cidade, e é justamente na ALE que Caetano “trabalha”. Há quem questione a atividade remunerada, já que Caetano fica mais em Vilhena do que na própria Capital do Estado. Ele ainda não se pronunciou a respeito da questão.

@@@ E para encerrar: os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Rosângela Donadon (PMDB) têm sido fundamentais na conquista de benefícios destinados à saúde pública de Vilhena. Nesta semana, com a presença do governador Confúcio Moura, os parlamentares foram elogiados pelo compromisso dos seus mandatos com ao setor. Quem ganha com  isso é a população.

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Divulgação/ Thiago Vieira

sicoob