Secretário Municipal de Saúde, Marcos Aurélio Vasques

Em visita a redação do Extra de Rondônia nesta semana, o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Aurélio Vasques, fez um resumo das melhorias implantadas na área da saúde no município de Vilhena.

De acordo com o secretário, nos oito meses de sua gestão à frente da pasta da saúde foram muitos avanços significativos.

Ele citou alguns que acha ser de mais relevância, sendo: transporte de pacientes, quando assumiu, o Hospital Regional de Vilhena (HRV) tinha apenas uma ambulância, mas no final de janeiro fundiu o motor e o município ficou sem nenhum veículo para transportar os pacientes.

Hoje, o HRV conta com uma ambulância nova de porte pequeno atendendo o distrito de Nova Conquista e três ambulâncias de grande porte novas, além de uma ambulância S-10 zero que foi entregue no último dia 6. Com isso, o município conta com seis ambulâncias para atender a população.

Ainda, segundo Vasques, foi contratado o serviço de ambulância de UTI móvel, no qual consta em ata, que o serviço só será pago de for utilizado, no caso de pacientes que necessitam de transporte especializado para outras unidades de saúde. “É determinação da prefeita Rosani Donadon investir no setor com eficiência, pensando no bem-estar da população”, disse o titular da Semus.

Sobre consultas especializadas, o secretário afirma que está satisfeito com o resultado, pois em janeiro, o município oferecia cerca de 800 consultas especializadas por mês, hoje passa de 2 mil mês, isso concentrado na Policlínica João Luiz.

No parque de máquinas e equipamentos do HRV, Vasques relata que tiveram um avanço muito importante, sendo que, foram instalados dois aparelhos de anestesia novos. E na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foram colocados oito monitores e sete ventiladores pulmonares e seis cardioversores. Foram adquiridos 50 bombas de infusão, além de camas novas. Nesta segunda-feira, 11, vai iniciar a recuperação de toda a rede de gás da Usina de Oxigênio do hospital.

Já, no pronto socorro, foi refeita a escala, sendo que, no plantão tem que haver sempre três médicos. No total o município conta com 103 profissionais na área da saúde. Com isso, foi possível ampliar a equipe da saúde da família.

Sobre a falta de medicamentos e materiais básicos para o HRV, o secretário diz que está sendo reposto conforme a necessidade e não está mais faltando.

Vasques ressalta que, assim que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), for inaugurada no setor 12, vai desafogar o regional, pois vai atender a população 24 por dia.

Uma emenda do deputado Luizinho Goebel, assinada pelo governador Confúcio Moura, no último dia 6, disponibilizou cerca de R$ 1,5 para adquirir os equipamentos que irá colocar a UPA em funcionamento até o final do ano.

O secretário enfatiza que “em Vilhena não é diferente, já que a crise existe em todo o Brasil, e por isso, está trabalhando com muita clareza e responsabilidade com o erário público, pois é conhecedor das dificuldades que os brasileiros e ele próprio enfrentam no dia a dia”.

Vasques se pôs a disposição de qualquer pessoa para esclarecimentos de qualquer assunto relacionado à saúde de Vilhena. “Por determinação da nossa prefeita, estamos investindo quase 30% da arrecadação na saúde pública, pagando o salário dos servidores dentro do mês trabalhado e investindo em melhorias”, encerrou.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

 

 

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO