O vereador Valdecir Sapata Jordão (PSB), do município de Cerejeiras, recebeu diversas reclamações de moradores, no qual relatam a falta de iluminação pública em praticamente toda cidade.
Sapata requereu do poder Executivo Municipal, explicações sobre o quanto o município arrecadou com a taxa de iluminação pública nos últimos cinco meses. Além disso, qual o valor dos investimentos na referida área e o porquê a cidade está às escuras.
Em resposta ao requerimento do vereador, o prefeito Airton Gomes (PP), disse que o município arrecadou nos últimos 5 meses R$ 324.608,30 – e que a arrecadação foi investida em pagamento de contratação de empresa de iluminação pública, compras de materiais elétricos e com pagamento de fornecimento de energia elétrica do município.
O prefeito concorda que em alguns setores estão com lâmpadas queimadas em virtude do contrato com a empresa ter vencido. Porém, já está em andamento nova licitação prevista para propostas dia 26 de setembro.
Entretanto, o vereador contesta o porquê que assim que terminou o contrato com a empresa que prestava o serviço, a prefeitura de imediato não providenciou nova licitação, pois é sabido por todos que a iluminação pública é de suma importância para os moradores.
Sapata ressalta que vai se inteirar junto ao jurídico da Câmara se é legal usar o dinheiro arrecado com a taxa de iluminação pública para pagar contas de energia da prefeitura. E, com isso, deixando de atender a população que paga para ter luz em frente sua casa e acaba na escuridão.
Texto e Foto: Extra de Rondônia