O presidente da Câmara de Vereadores Adilson de Oliveira (PSDB), junto com o vereador Samir Ali (PSDB) e o chefe de gabinete Junior Pereto visitaram as instalações do SAMU do município de Ariquemes.

Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde Marco Aurélio Vasques e o assessor executivo da Saúde Evandro Gomes Correa Júnior.

Ambos os vereadores estão percorrendo os caminhos para conseguir a instalação de uma base fixa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Vilhena.

“A implantação do SAMU no município é de vital importância. O programa prestará socorro à população em casos de emergência, isso vai se refletir na redução de óbitos, tempo de internação no hospital e vai evitar sequelas decorrentes da falta de socorro”, explicou Adilson.

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, caracterizam-se por prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes, nas cenas em que esses agravos ocorrem, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde.

“Sem a existência do SAMU, muitos pacientes morrem nas residências, nos acidentes de trânsito e em vários locais sem a existência do atendimento pré-hospitalar. Os bombeiros ajudam, porém o certo é ter o serviço funcionando na cidade”, apontou Samir.

O SAMU 192 não se caracteriza apenas por um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel, mas por ser um serviço complexo onde uma Central de Regulação de Urgência e Emergência composta por médicos reguladores atendem toda a demanda do sistema telefônico 192 e definem uma hipótese diagnóstica e a complexidade, assim como a prioridade do atendimento, podendo ser fornecido apenas uma orientação médica ou se necessário um recurso mais complexo, liberam as diferentes viaturas do Suporte Básico ou Suporte Avançado.

Ambos os vereadores estão empenhados para trazer benefício ao município

Autor e fotos: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO