O presidente da Câmara de Vereadores Adilson de Oliveira (PSDB), junto com o vereador Samir Ali (PSDB) e o chefe de gabinete Junior Pereto visitaram as instalações do SAMU do município de Ariquemes.
Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde Marco Aurélio Vasques e o assessor executivo da Saúde Evandro Gomes Correa Júnior.
Ambos os vereadores estão percorrendo os caminhos para conseguir a instalação de uma base fixa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Vilhena.
“A implantação do SAMU no município é de vital importância. O programa prestará socorro à população em casos de emergência, isso vai se refletir na redução de óbitos, tempo de internação no hospital e vai evitar sequelas decorrentes da falta de socorro”, explicou Adilson.
Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, caracterizam-se por prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes, nas cenas em que esses agravos ocorrem, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde.
“Sem a existência do SAMU, muitos pacientes morrem nas residências, nos acidentes de trânsito e em vários locais sem a existência do atendimento pré-hospitalar. Os bombeiros ajudam, porém o certo é ter o serviço funcionando na cidade”, apontou Samir.
O SAMU 192 não se caracteriza apenas por um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel, mas por ser um serviço complexo onde uma Central de Regulação de Urgência e Emergência composta por médicos reguladores atendem toda a demanda do sistema telefônico 192 e definem uma hipótese diagnóstica e a complexidade, assim como a prioridade do atendimento, podendo ser fornecido apenas uma orientação médica ou se necessário um recurso mais complexo, liberam as diferentes viaturas do Suporte Básico ou Suporte Avançado.
Autor e fotos: Assessoria