Formar corretamente o preço de venda de seus produtos e serviços é uma arte difícil, complexa e que requer muito conhecimento técnico. A rigor, ao fixar seu preço de venda, deveriam ser considerados, entre outros, os fatores abaixo:

1.-Conhecer seus custos unitários; 2.-Conhecer a carga tributária dos mesmos; 3.-Conhecer o montante mensal de seus custos fixos; 4.-Conhecer o giro dos estoques; 5.-Ter um critério correto de rateio e apropriação dos custos indiretos; 6.-Ter uma política de vendas por produto e/ou família de produtos; 7.-Definir a margem de lucro, bruta e líquida, desejada, e 8.-Dispor de um software adequado para fazer simulações de preços de venda, bem como acompanhar a lucratividade real de seus produtos.

A ausência de uma ou mais das ferramentas acima pode dificultar muito seu trabalho, a menos que você queira administrar seus preços por feeling e não com profissionalismo. Nosso país possui, na condução de suas empresas, muitos administradores, porém nem todos eles são estrategistas.

O lucro não pode ser algo desejável, mas sim previsível. O tempo dos gestores amadores já passou. Importa considerar também que mercado é um dos mais importantes determinantes do preço de venda das empresas. Caso você tenha uma estrutura grande e onerosa, e não tomar providências corretivas rápidas, poderá sofrer sérias consequências, e no curto prazo.

Se você errar, ao fixar o preço de venda, e elevá-lo em demasia, poderá estar mandando seus clientes diretamente para a concorrência; se você errar e fixá-lo abaixo do valor devido, poderá estar comprometendo seriamente a saúde econômico-financeira de sua organização. Errar é humano; permanecer no erro é insensatez !

A propósito, como é calculado o preço de venda dos “produtos e serviços” na sua organização? Essa decisão é tomada por uma pessoa, por um setor ou você criou um comitê para tratar desse assunto, pela importância que se reveste?

Vivemos tempos difíceis. A boa administração deve atentar para todos os fatores que afetam a lucratividade de seu negócio e a sustentabilidade de sua empresa. Espero que ao refletir sobre o material acima, você venha a fazer progressos significativos.  Hoje os clientes estão muito bem informados; também aumentaram os canais de venda; os preços tendem a diminuir de forma constante e crescente. Prepare-se para os desafios dos novos tempos, porque eles são uma realidade e não ficção. Eu creio nisso! Boa leitura.

Humberto C. Lago é Consultor Empresarial e Diretor da PROSPERUS.

Fonte: Extra de Rondônia

 

 

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