Na manhã desta terça-feira, 19, a equipe do Extra de Rondônia conversou com a coordenadora regional de educação, Oracira Godinho Augusto, onde ela relatou sobre a municipalização que está ocorrendo nas escolas estaduais de Colorado e de como irá funcionar a migração dessas instituições.
Segundo Oracira, dentro do Plano Nacional de Educação (PNE) está previsto que as escolas municipais ofereçam ensino nas modalidades de educação infantil e 1° a 5° ano. Já o Estado forneça atendimento de 6° ao 9º e ensino médio.
De acordo com a coordenadora esta medida já deveria ter ocorrido a cerca de 10 anos em todos os municípios, mas devido a algumas complicações não pode ser realizado.
Em Vilhena a cerca de dois anos ocorreu à municipalização nas escolas Ronaldo Aragão e Marizete Mendes que possuíam estruturas para atender alunos de 1º a 5º ano, sendo realizada à migração dentro do termo de cooperação técnica. A professora também ressaltou que todo o prédio foi mobiliado e repassado ao município. Em relação ao quadro de servidores não houve prejuízo, pois todos continuaram nas escolas cedidos a instituição, não deixando de ser funcionários estaduais.
Em uma Sessão Extraordinária realizada na última sexta-feira, 15, os vereadores de Colorado aprovaram a municipalização das escolas estaduais. A principio será migrado quatro escolas sendo elas, a escola 16 de Junho, Marcos Donadon, Ângelo Angelim e Julieta Vilela Veloso.
Texto e Fotos: Extra de Rondônia