Estas imagens são corriqueiramente divulgadas e usadas para ilustrar os inícios do que hoje é Vilhena, um dos principais municípios do Estado de Rondônia.

Índios tentam decifrar os números que estão na placa colocada pela empresa Camargo Corrêa, em 1960.

A referida placa tinha por objetivo explicar aos habitantes e, principalmente, ao Presidente da República, Juscelino Kubitschek (JK), que visitava a região, a distância entre Vilhena, Rio Branco (capital do Acre), que somam 1.197 kms e Brasília, com 2.101 kms.

O primeiro prefeito eleito de Vilhena, Vitório Abrão, conta esta história: “A placa foi instalada quando o presidente JK esteve em Vilhena para inaugurar a BR-029, hoje conhecida como 364. Era para o presidente saber quantas quilometragens tinha pra direita e pra esquerda”.

A série de matérias iniciou descrevendo a passagem por Vilhena do responsável pela criação do primeiro núcleo implantado em plena selva amazônica por alguém que não era nativo: o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

 

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Vilhena (SEMCOM)
FOTOS: Memória Vilhenense

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO