Na manhã desta segunda-feira, 04, visitou a redação do Extra de Rondônia as equipes da escola SESI que participaram da competição nacional de robótica em Manaus (AM) representando o município de Vilhena.
Segundo o professor de robótica e educação física, Silvio Luís Ricrosk, essa competição sempre ocorreu, mas foi a primeira vez que o município teve representante. Luís explica que a escolha dos alunos foi feita através de um torneio interno na escola, onde foram selecionados os estudantes destaques da escola. Após serem escolhidos, os mesmos foram convidados a iniciar um treinamento.
De acordo com o professor este treinamento é voltado para o torneio regional que acontece todos os anos em Manaus (AM) e reúne várias equipes da região Norte.
“Este ano tinha 30 equipes disputando cinco vagas para a competição nacional que acontece em Curitiba (PR), e está prevista para ocorrer nos dias 16,17 e 18, onde contará com a participação de 78 equipes”, pontuou Silvio.
Das equipes selecionadas para representar o SESI, foi escolhida a “Elever” que durante sua participação conseguiu ser classificada para disputar com outras equipes a nível nacional. Luis afirma que “A ‘Elever’ foi à campeã geral, se destacando como a melhor equipe da região Norte em robótica”.
“Já a ‘LOL’ ficou em terceiro lugar na mesa com o robô, porém não conseguiram a vaga para a disputa”, explicou o professor.
Silvio conta que para a classificação na competição existem quatro provas que definem quem participará, sendo elas o robô na mesa, o projeto de pesquisa, corvelus (como os alunos trabalham em equipe) e designer do robô (como construíram e programaram), esses quesitos são avaliados gerando uma média para as equipes.
Os projetos apresentados pelos competidores vilhenenses foi um borrifador que limpa e tira o odor de urina, além de contribuir para economia de água gasta com descargas. E também um aplicativo comandado pelo celular que possibilita desligar o chuveiro na medida em que se percebe um gasto excessivo de água durante o banho.
Outro ponto relatado por Luis é que no SESI os alunos tem a disciplina de robótica dentro da grade curricular, que inicia na educação infantil até o último ano do ensino médio. De acordo com o seu desempenho, eles são selecionados para participar do torneio, com acompanhamentos e treinos no contra turno.
Em conversa com Victor Hugo Souza Bastos da Silva, 15 anos, do 1º ano do ensino médio, integrante de uma das equipes que participou da competição conta que “o nosso projeto surgiu de outro já existente, a ideia foi inovada e aprimorada com pesquisas até chegar ao resultado final. Fiquei satisfeitos com o que conseguimos. Além de ter participado e aprendido bastante, a experiência foi maravilhosa, gostei muito”.
Gustavo Henrique Gomes da Silva, 15 anos, 1º ano do ensino médio, relata que “em relação ao torneio interno é totalmente diferente, porque no interno trabalhamos em uma competição amigável todos se ajudando, mas lá a escala de competição é bem maior só que não deixa de ser amigável, não existe rixa com ninguém todos se tratam muito bem. Olha, eu aprendi muito com eles, só tenho a agradecer”.
Alice Gimenes Bagano, 11 anos, estuda no 6º ano do fundamental diz que “foi muito divertido, lá fizemos muitas amizades. A estrutura em si é diferente. Amei tudo”.
Já Ana Paula Cesar da Rocha, 15 anos, esta cursando o 9º ano, explica que “é uma experiência bem diferente do torneio interno, pois no torneio conhecíamos todo mundo, em Manaus (AM) não. Nos sentimos muito a vontade para as apresentações, conseguimos realizar tudo que planejamos e fomos preparados para dar o máximo de nós. O último dia foi o melhor, pois foi cheio de emoções. Conseguimos o primeiro lugar e representamos muito bem Vilhena. A vaga conquistada foi o resultado de muito empenho e esforço”.
A professora de robótica, Lorines Melicesis, finaliza enfatizando que “este trabalho não foi de uma semana, mas sim de meses para poder organizar a equipe e levá-los a Manaus (AM). Houve muitos feriados e finais de semana que nos dedicamos para poder fazer parte da competição e obter este resultado, a equipe mereceu”.
Fonte: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia