Na manhã desta quarta-feira,06, a reportagem do Extra de Rondônia entrevistou o coordenador da Vigilância Sanitária do município de Vilhena, Alfredo Guancino Junior e a fiscal sanitária Edvaneide da Silva, onde comentaram sobre as ações realizadas em Vilhena.
Edvaneide disse que Vigilância Sanitária tem como princípio proteger e promover a saúde da população. E no decorrer desse ano autuaram de forma preventiva e punitiva em defesa da vida.
A fiscal conta que o órgão formado por 14 fiscais, 02 auxiliares de serviços gerais, 03 motoristas e 03 auxiliares admirativos atenderam ao longo do ano várias reclamações, denúncias e inspeções noturnas.
Reclamações:
Quintal sujo ou acumulo de lixo = 200
Piscina com água suja = 20
Animais domésticos e falta de higiene = 150
Maus tratos com animais = 40
Caixa de água sem tampa = 200
Criação aves irregulares = 200
Escoamento de água servida = 250
Sujeiras em chácaras = 60
Laudos de salubridades em escolas, creches e faculdades = 50
Falta de higiene em salão de beleza ou cabelereiro = 40
Fossa aberta = 10
Produtos vencidos em Supermercados = 20
Denuncias falta de higiene:
Lanchonetes = 20
Restaurantes = 17
Panificadoras = 60
Inspeções noturnas
Panificadoras interditadas = 03
Panificadoras autuadas = 05
Restaurantes interditadas = 01 (duas vezes no ano o mesmo restaurante)
Além disso, Edvaneide ressaltou cerca de 25 farmácias foram inspecionadas por fiscais nas escalas de plantões e atendimentos. Assim como consultório, clínicas médicas, centro de estéticas e funerárias. Segundo a chefe fiscal foram liberados e renovados 2.500 alvarás de saúde.
A fiscal finalizou frisando que a Vigilância Sanitária estará realizando inspeções em mercados e padarias verificando a validade e procedência dos produtos para as festa de natal e final de ano.
Fonte: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia