Após a matéria veiculada no Extra de Rondônia, na manhã deste terça-feira, 16, sobre a reclamação de um internauta que acompanhava sua irmã para ter bebê no Hospital Regional de Vilhena (HRV), e relatou que havia apenas um anestesista para atender a demanda do hospital.
A direção se pronunciou sobre o assunto.
Leia a nota na íntegra:
De fato, durante a madrugada havia apenas um anestesista para o caso de urgências e emergências como ocorre todos os dias desde o início do ano passado, sendo que até 2017 não havia nenhum profissional anestesista que fizesse plantões na madrugada.
A organização do serviço de anestesiologia foi implantado pela atual gestão. De forma alguma este número de profissional prejudica o serviço, já que é o suficiente para a demanda.
As cesárias de urgência são realizadas sem espera. As que não se enquadram em emergência são consideradas eletivas e permitem que a paciente aguarde para a cirurgia.
A decisão fica a critério do médico obstetra plantonista, não podendo outro profissional interferir na conduta do mesmo.
Sobre o caso em que o internauta acusa a morte de uma senhora, tal informação é inverídica. A referida paciente passou pelos procedimentos necessários, foi internada em leito disponível na UTI, porém em decorrência dos traumas graves sofridos o quadro clínico irreversível a levou à morte.
O HRV se disponibiliza a esclarecer qualquer dúvida dos pacientes e familiares, basta dirigir-se à direção ou à Secretaria Municipal de Saúde e requerer informações que se façam necessárias.
Texto: Assessoria
Foto: Extra Arquivo