A exposição fotográfica itinerante “Rondônia é Mais”, que apresenta as 26 fotos selecionadas no concurso de mesmo nome, realizado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), estará aberta à visitação a partir de 18h de quarta-feira (24) na Biblioteca Monteiro Lobato, localizada à Praça Nossa Senhora Aparecida, no centro de Vilhena.
A exposição já passou pela Galeria Palácio, no Palácio Rio Madeira; e Galeria de Artes, do Porto Velho Shopping; Justiça Federal da capital; vários pontos comerciais e teatro de Cacoal e prefeitura de Pimenta Bueno.
As imagens selecionadas e premiadas entre 900 fotos inscritas retratam a flora, a fauna e cenas da vida rondoniense, integrando os mais variados segmentos do turismo, como o ecológico, de aventura, rural, de contemplação, entre outras modalidades que mostram as belezas encontradas nos municípios do estado.
Em Vilhena, a exposição conta com o apoio institucional da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e diretoria da Biblioteca Monteiro Lobato.
A fotografia classificada em 1º lugar é um registro do professor de fotografia e engenheiro civil Pedro Agostinho Trindade, de 63 anos. Ele utilizou uma câmera profissional para retratar um dos maiores segmentos turísticos do estado, a Pesca Esportiva na região do distrito de Jacy Paraná, seu registro foi feito em um flutuante existente no lago de Santo Antônio, em um momento de lazer com amigos que se reuniram para uma pescaria.
Danilo Degra é o responsável pela imagem classificada em 2º lugar, uma união entre a cultura indígena e o tradicional banho de igarapé, programa típico dos rondonienses de áreas ribeirinhas e visitantes. Danilo registrou a diversão de indiazinhas nadando no Rio Vermelho no município de Chupinguaia.
Rondônia é conhecida por ser um dos estados com o por do sol mais bonito do Brasil, fato comprovado através do registro fotográfico de Maciel Albino Wobeto, de Vilhena, vencedor do 3º lugar do concurso, a imagem foi feita no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste.
Os vencedores receberam a premiação equivalente ao total de R$ 5 mil.
Em sua terceira edição o concurso de fotografias Rondônia é Mais recebeu 956 fotos retratando belezas de 45 cidades e distritos. Destas, 26 foram selecionadas para compor a exposição itinerante. Os visitantes irão prestigiar imagens que apresentam Rondônia em suas mais variadas nuances: do rapel na cachoeira do Vale do Apertado, em Pimenta Bueno ao refúgio das araras azuis no tronco de buritis em Porto Velho. A exposição é composta por material produzido por fotógrafos profissionais e amadores de Porto Velho, do interior do estado e também de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Faiçal Akkari secretário Municipal de Turismo esclareceu que essa exposição é de suma importância para que as pessoas conheçam o Estado de Rondônia, mesmo sem sair de casa terão a oportunidade de “viajar” nas imagens retratadas das belezas do Estado de Rondônia e que assim estaremos divulgando nossas riquezas naturais, afinal Rondônia é um Estado lindo.
Se alguma entidade ou empresa tiver interesse em expor, é só entrar em contato na Semtic através dos telefones 3919.7016 com a servidora Rita Corrêia.
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação