A Delegacia de Combate à Corrupção da Polícia Federal (PF) em Rondônia deflagrou, nesta sexta-feira, 27, a Operação Xeque-Mate, com o objetivo de cessar o desvio de recursos federais repassados por meio de convênios à Associação Beneficente dos Enxadristas e Damistas de Rondônia.
A investigação teve início com base em informações fornecidas pela Controladoria-Geral da União (CGU/RO), que auxiliou a Polícia Federal durante as averiguações.
Os fatos apurados envolvem a execução irregular de dois convênios firmados com o Ministério da Cultura, que totalizam R$ 424.695,62, e outros dezesseis projetos apresentados pela entidade a diversos ministérios, cuja soma corresponde a mais de 4 milhões de reais (R$ 4.218.605,32).
A organização fabricou a documentação apresentada para a celebração dos convênios, utilizando indevidamente nomes de terceiros para “esquentar” declarações de parceria e de capacidade técnica, falsificou assinaturas, cotações de preço e certidões públicas e informou número inverídico de funcionários.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, bloqueio nas contas bancárias da associação e sequestro de bens obtidos fraudulentamente. Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, falsificação de documentos públicos e particulares e falsidade ideológica.
Fonte e Foto: PF/Assessoria