Antônio Francisco Bertozzi (PV), presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Chupinguaia, visitou a redação do Extra de Rondônia na manhã desta quinta-feira, 3, e fez um breve relato das atividades no município.
TRABALHO
Bertozzi, que está a frente do parlamento há 1 ano e quatro meses, disse que desde que assumiu, o trabalho é cada dia é mais intenso. “Mas, com o apoio da prefeita, dos meus colegas vereadores e da população, diversos projetos já foram aprovados e outros estão sendo conduzidos da melhor forma possível e transparência”, garante.
ESTRADAS
Segundo o edil, é sabido por todos que nesta época chuvosa, as estradas ficam deterioradas, e é praticamente impossível mantê-las 100% trafegáveis. Ele analisa e assegura que tudo está sendo feito para amenizar a situação, principalmente nas partes mais críticas para não deixar os estudantes fora da sala de aula e os agricultores sem escoar a produção.
PARLAMENTO
Bertozzi está no seu 6º mandato e é a segunda vez que preside o parlamento. O primeiro foi no período de 2005 a 2007, e agora de 2017 a 2018.
Ao site, ele disse que, na primeira passagem pela presidência da Casa, construiu o prédio que abriga a Câmara. Agora, após assumir pela segunda vez, promoveu uma ampla reforma, incluindo a cobertura que estava com diversas avarias devido a ação do tempo.
Ele garante que a próxima etapa será colocar um piso de boa qualidade para que os vereadores e servidores tenham um local adequado para desenvolver “um trabalho à altura do que o povo chupinguaiense merece”.
RECURSOS
Bertozzi afirma que, em 2018, a bancada rondonienses assegurou R$ 150 milhões em emendas destinadas os municípios rondonienses. “Com isso, temos absoluta certeza que as viagens a Porto Velho e à Brasília, atrás de recursos, não foram em vão, e que as verbas irão chegar a Chupinguaia,” disse.
REPASSE À CÂMARA E DIÁRIAS
Toninho relata que a prefeitura repassa cerca de R$ 158 mil, ao mês, para a Câmara. Quanto ao gasto dos valores com diárias, o presidente defende que os parlamentares sempre que viajam a Porto Velho ou Brasília, não voltam de mão abanando. “Sempre consegue algum beneficio, mas, às vezes, é preciso voltar para reforçar o pedido e conseguir algumas emendas para a cidade”, conta.
CARGOS POLÊMICOS
Toninho esclarece sobre os cargos criados pela prefeita no ano passado que repercutiu muito mal na cidade. O presidente disse que a Câmara aprovou o projeto após consultar o Tribunal de Contas e receber o aval que era legal. Sendo que devido a grande polêmica gerada em torno dos altos salários e de quem iriam ocupá-los, a prefeita achou por melhor deixá-los vagos.
HOMENAGEM A VEREADOR PRESO
Havia um projeto de “Moção de Aplausos” para homenagear o ex-vereador Roberto Pinto que se encontra preso. Bertozzi lamenta o acontecido, e disse que o vereador em questão era companheiro e que esse projeto entrou na Casa para dar mais segurança a ele e tentar ajudá-lo a sair do local que está. “Porém, as comissões decidiram por não apresentar o projeto e com isso, foi retirado”, explica.
Para encerrar, Toninho afirma que a comunidade chupinguaiense pode esperar muito trabalho dele e dos demais vereadores, pois há 43 anos mora na região e quer uma cidade cada dia melhor para todos.
Texto e fotos: Extra de Rondônia