Faltam apenas seis dias para a Copa do Mundo Rússia 2018 e o Brasil inteiro vai parar para ver a Seleção Brasileira.

Dos três confrontos do Brasil na primeira fase, duas partidas serão em horário comercial: Costa Rica, às 09h00, no dia 22 (sexta-feira), e contra Sérvia, às 15h00 no dia 27 ( quarta-feira).

Mas o que diz a lei sobre trabalhar em dias de jogo da “Seleção Canarinho”?  Para quem é empregado, contudo, a notícia não é muito boa.

Dia de jogo da Seleção é como qualquer outro, conforme a legislação trabalhista. Ou seja, a liberação de funcionários para liberar é opcional para a empresa, depende de um acordo. Caso o empregador decida que nada muda na rotina de trabalho, a jornada será normal.

Em Vilhena, a situação é a mesma. De acordo com o advogado especialista em Direito do Trabalho, Jimmy Pierry Garate, dia de jogo da seleção na copa não é feriado. É uma questão da vontade da empresa de liberar ou não. Para ele, via de regra, é recomendável uma conversa entre patrão e funcionário.

“Se o empregado faltar para assistir o jogo vai ser injustificado. Assim sendo, o empregador tem o direito de fazer o desconto”, pontuou o advogado.

Outro advogado especialista na área, Caetano Neto, não liberar para assistir aos jogos da seleção, pode gerar um desconforto com o trabalhador. “Porém o empregador pode oferecer um espaço na empresa para o funcionário assistir o jogo. Na medida em que eles não se desliguem das suas atividades laborais, permanecendo a disposição da empresa”, analisa.

Em Rondônia, o governador Daniel Pereira assinou decreto alterando os horários de funcionamento dos órgãos públicos nos dias de jogo do Brasil. No dia 22 de junho, sexta feira, o expediente será das 12h00 às 18h00 e no dia 27 de junho, na quarta-feira, o expediente será das 07h00 às 13h00.

Na primeira fase da Copa, o Brasil terá os seguintes jogos: 17/6 (domingo), 15h, Rostov

Brasil x Suíça; 22/6 (sexta-feira), 9h, São Petersburgo

Brasil x Costa Rica, e 27/6 (quarta-feira), 15h, Moscou

Sérvia x Brasil.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO