** DEMOCRACIA

“É o regime político em que a soberania é exercida pelo povo”. Tendo como premissa o significado de democracia, os eleitores de Vilhena elegeram seu mais novo prefeito no ultimo domingo, 3. Trata-se de Eduardo Toshiya Tsuru, conhecido como “Japonês da Granja”, ou simplesmente “Japonês” (PV). Ao lado da ex-vereadora Maria José da Farmácia (PSDB), “Japonês” obteve 21.520 votos contra 15.933 de sua adversária, Rosani Donadon (MDB).

Até o momento é a maior número sufrágios conquistados por um prefeito eleito. Leia AQUI

** VINGANÇA

Esta é a segunda vez que “Japonês” e Rosani se enfrentam na disputa pela principal cadeira do Executivo municipal vilhenense. Na primeira, em outubro de 2016, a emedebista venceu “Japonês”. Foram 21.356 votos, contra 16.822. A diferença entre as vitórias de Rosani, em 2016, e “japonês”, em 2018, é de 64 votos. Na eleição de 2012, José Rover foi eleito com 19.649 votos. Leia AQUI

** MAIS ELEITORES

Mas o aumento no número de votos tem uma explicação: há 50% a mais de eleitores em Vilhena. Para o pleito eleitoral do domingo 3 de junho, eram exatos 59.174 eleitores aptos, num universo de 95.630 habitantes. Em 2016 eram 39.521.

** 20 MIL VOTOS NULOS

Uma curiosidade da eleição suplementar é o número de votos nulos que quase alcançou os votos conquistados por “Japonês”. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 20.934 votos nulos. Ou seja: o eleitor digita e confirma um número inexistente na urna eletrônica. É considerado votos de protesto.

** QUASE 15 MIL ABSTENÇÕES

Comentamos outras curiosidades da eleição suplementar em Vilhena. Um deles é o alto número de abstenções. Ou seja, não compareceram aos locais para votar. Foram 14.824 eleitores que não foram cumprir com seu ato democrático; A segunda curiosidade é o número de votos brancos, que somam 1.520. Numa rápida análise, isto quer dizer os 37.278 eleitores incluídos nos quesitos nulos, brancos e abstenção, estiveram descontentes com a eleição.

** FAKES

A eleição municipal de Vilhena comprovou, mais uma vez, que o ser humano é capaz de tudo e todo por conseguir seus objetivos. No Facebook, inúmeros perfis fakes foram criados e utilizados de forma criminosa para atacar candidatos e apoiadores. Por ser uma terra sem lei, o Facebook se tornou durante um mês, período do pleito eleitoral, a principal ferramenta virtual de denúncias sem comprovação. O jornalista Gaúcho Juremir Machado da Silva, em seu artigo “A curiosa psicologia do Fake”, explica que quem está por trás dos fakes devem ser tratados como doentes. Lamentável!

** POR UMA VILHENA MELHOR

O Extra de Rondônia parabeniza o empresário Eduardo “Japonês” e a ex-vereadora Maria José da Farmácia pela vitória nas urnas. E esperamos que eles trabalhem com compromisso, dinamismo e transparência. Que façam o melhor para nossa população. Por outro lado, os profissionais do site reafirmam seu compromisso de continuar lutando – assim como o faz desde 2004, quando foi criado o noticioso – também por uma Vilhena melhor para todos. Vilhena se tornou uma cidade próspera e se destaca na região norte do país. Melhores condições e qualidade de vida aos munícipes é o que todos nós queremos.

** ROMANTISMO

Um vereador do Cone Sul utiliza muita descontração e romantismo para aproveitar seus momentos de folga. Após beber umas e outras, o parlamentar foi flagrado aos beijos com homens em divertidas reuniões. Embora a vida pessoal de fulano ou sicrano não nos interesse, o caso vira escândalo quando exibido em público. Quem viu a cena explica: se o edil beber duas cervejinhas, a “festança” é garantida.

** CASO DE POLÍCIA

Liderança partidária visitou a redação do Extra de Rondônia esta semana para revelar graves denúncias contra um grupo de vereadores de um município do Cone Sul. As acusações são tão graves que farão, acreditamos, tremer a classe politica local. O denunciante aceitou ser gravado porque – segundo ele –“não aguenta mais ver tanta mentira”. Tudo está devidamente gravado. E, é claro, como sempre fez, o site dará total espaço aos envolvidos para suas defesas. A matéria deve ser publicada no meio desta semana.

** MACABRO

O advogado Caetano Neto acusou o prefeito de Vilhena, Adilson de Oliveira (PSDB), de promover ato macabro para salvar do nepotismo seu irmão, Délcio de Oliveira, secretário de esportes. De acordo com Caetano, o prefeito pediu a cedência ao município de Délcio, que é servidor estadual. Para ele, há uma manobra para que Délcio continue na gestão de Eduardo “Japonês” a receber salário superior ao que recebe no Estado. Leia AQUI

** CONFIANÇA EM “JAPONÊS”

É o que revela, por enquanto, a enquete do Extra de Rondônia iniciada na quinta-feira, 7. Até a manhã deste domingo, 532 internautas participaram e votaram no quesito de sua preferência. Conforme os números (IMAGEM ABAIXO), 64% acreditam que Vilhena vai melhorar com a gestão de Eduardo “Japonês”. Outros 21% avaliam que Vilhena vai afundar. 15% acreditam que o município vai continuar do mesmo jeito. A enquete fica até quinta-feira, 14, e o resultado será publicado em matéria. Participe clicando numa das três opções!

** EXTRA FECHA

Para concluir a coluna desta semana, um aviso as navegantes: O Extra de Rondônia, terceiro site de notícias mais acessado do Estado, tornou-se referência em informação, principalmente na região do Cone Sul de Rondônia. E esse trabalho – tenham certeza – continuará. Circulou na boca miúda de que o site estaria fechando as portas. Não são boatos, é uma verdade. Desde que foi criado, em 2004, fechamos as portas do escritório no horário do almoço, às 11h30, retornamos às 13h30, e, novamente, fechamos às 17h30. Ou seja: fechamos as portas, todos os dias, desde que iniciou as atividades. Brincadeira à parte, o Extra de Rondônia hoje está mais forte do que nunca.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Ilustrativa

sicoob