Na manhã desta sexta-feira, 22, em conversa via telefone com a redação do Extra de Rondônia, Expedito Junior (foto) declarou que em reunião da executiva ontem quinta-feira, 21, o PSDB fechou questão visando as eleições 2018 – com seis partidos para deputado estadual, federal e senador.
Sendo que o acordo é apoiar o deputado federal e agora pré-candidato ao senado Marcos Rogério (DEM) e o Pastor Edésio (PRB).
Porém, para governador a sigla ainda não chegou a consenso quanto a um nome. Isso deverá acontecer no próximo dia 1 de julho, quando a liderança do PSDB estará em Vilhena para posse do prefeito eleito Eduardo Japonês. Na ocasião, o partido fará reunião para anunciar a escolha de quem irá concorrer ao palácio Getúlio Vargas.
Todavia, o cenário político de Rondônia começa a se definir depois que o STF tornou o senador Ivo Cassol (PP-RO) inelegível e sete partidos se reuniram na tarde desta quinta-feira e decidiram formar um “Frentão” para Estadual, Câmara Federal e Senado.
Os partidos PSDB, PSD, PP, PR, PRB, SD e DEM estarão coligados e apresentarão 16 nomes e já articulam e pensam em fazer pelo menos quatro deputados federais.
Os nomes de Mariana Carvalho (PSDB), Expedito Neto (PSD), Jaqueline Cassol (PP), Lindomar Garçon (PRB), Tiziu Jidalias (SD), Lucas Follador (DEM) e Luiz Cláudio (PR) são considerados os puxadores de votos.
SENADO FEDERAL
A surpresa da reunião é que o “Frentão” tem como postulantes o atual deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO) e o vereador de Porto Velho Pastor Edésio (PRB), como pré-candidatos ao Senado Federal.
VILHENA
A segunda conversa do novo Frentão será dia 1º de julho na cidade de Vilhena, no mesmo dia da posse do prefeito eleito Eduardo Japonês (PV).
Segundo Expedito, em Vilhena começam as conversações para decidir como será as coligações para deputados estaduais e quem será o postulante ao Governo de Rondônia.
CONVENÇÃO
Mas a data da convenção já foi decidida será dia 05 de agosto na cidade de Ariquemes, mas antes serão realizados três encontros com os partidos aliados para debater a aliança que será para disputar as eleições 2018 para Câmara Federal, Assembléia Legislativa, Senado Federal e Governo de Rondônia.
Texto: O Observador/Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia