Nesta semana foi realizado, no espaço Juninho Soft Café, em Porto Velho, o “1º Café de Ideias com Líderes” com representantes de instituições representativas de classe para a criação do programa “Rondônia em Desenvolvimento-PROED”.
O programa tem o objetivo de criar espaço de diálogos para compreender melhor as oportunidades do mercado, expandir as vantagens competitivas e adotar projetos estratégicos e integrados para superar os obstáculos do desenvolvimento.
O encontro foi um momento para cada entidade apresentar suas demandas e a representação econômica, política e social no estado. Cada líder teve a oportunidade de se posicionar sobre a instituição que representa e como cada uma poderá contribuir para o fomento econômico e o desenvolvimento social de Rondônia por meio da força e união de todos.
Ao fazer a abertura, Salatiel Rodrigues defendeu a valorização das instituições, tecnologia e pesquisa, logística e industrialização, quatro elementos que considera fundamental para o fomento da economia. “Temos uma força imensa e não estamos sabendo utiliza-la. Precisamos nos unir para fortalecer as instituições e colocar nossas ideias para melhorar o poder público a desenvolver mais ações. Trabalhamos nos eixos da logística, pesquisa e tecnologia, valorização das instituições e industrialização”, destacou o cooperativista.
Em seguida o presidente da Fiero, Marcelo Thomé enfatizou que a base industrial de Rondônia possui 7 mil empresas industriais que geram 29 mil empregos, responsáveis por 28% produto interno bruto do estado. Em Porto Velho a representação do PIB chega a 24%.
“Essa discussão é fundamental para o alinhamento das demandas das instituições e trazer as definições das políticas públicas do executivo para a iniciativa privada. Sabemos que precisamos inserir definitivamente a iniciativa privada como protagonista das soluções das políticas públicas do município. É uma iniciativa que garantirá sem dúvidas, a governança da plena implementação do plano de ação do diagnostico sócio econômico”, afirma o presidente.
Entre os participantes estava o presidente da Fecomércio Raniery Coelho, que ressaltou a representação da federação junto a classe comercial, sindical patronal do estado. “Apoiamos a CDL e as associações comerciais, fomentamos o turismo e representamos a defesa das políticas públicas onde trabalhos todo meio municipal, estadual ou federal que venha contra os interesses do setor produtivo”, acrescentou o Raniery.
Hélio Dias presidente da Faperon, citou que a instituição compõe de 24 sindicatos rurais localizados por todo o estado e empenhou apoio a iniciativa de consolidar as instituições em um único objetivo de desenvolvimento. “Como setor primário da economia temos o dever de representar os produtores rurais em 127 mil propriedades em Rondônia, formada por uma agricultura familiar consolidada em 80% de propriedades”, acentuou Hélio.
Também houve a participação dos representantes e presidentes Joana Joanora, CDL; Carlos Antônio, CREA; Emerson Fidel, SINDUSCON; Jander Moro, SETUR; Cezar Zoghbi, ACEP; Valdir Vargas, ABRASEL; Fernando Casal, CRECI; Eduardo Fumiary, AJE; Gerson Zanato, FACER; José Bernardes, OAB; Vanderlei Oriani, ACR; Epaminondas Reis, Câmara Arbitral; Uiliame Ramos, SESCOOP-RO.
Autor e fotos: Assessoria