Na manhã de quinta-feira, 28, alunos do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Coopevi, visitaram as instalações do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE), de Vilhena, para se inteirarem como funciona a autarquia.
Carlos Gava, químico responsável pela qualidade da água distribuída pela empresa, disse à reportagem do Extra de Rondônia que o objetivo da escola é mostrar aos estudantes a forma simples e as etapas necessárias para o processo de tratamento da água que chega a casa de cada morador de Vilhena.
Sendo desde a captação até a distribuição nas residências e também à importância de preservar a água que é a maior fonte de vida.
Para a professora Ana Paula Pereira, o ensino da escola é pautado no ensino dentro sala e fora de sala. Segundo a pedagoga a cada dois bimestres são realizados uma saída pedagógica com alunos para que possam vivenciar conhecimento fora de sala de aula. Ana enfatiza que: “Educação não é somente dentro da sala, mas também fora dela”, analisa.
O estudante João Cotta, de oito anos, disse que a conscientização de economizar água é importante porque é sem dúvida a maior fonte de vida. “O mundo está enfrentando a falta de água e temos que ajudar com atitudes e valores para proteger e conservar as nascentes e os rios”, enfatizou.
CONSUMO CONSCIENTE
A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Da pequena parte hídrica que é apropriada para consumo humano, 12% fica no Brasil, sendo 70% dessa água doce concentrada na Bacia Amazônica.
O restante está distribuído de forma desigual – o Nordeste, por exemplo, possui apenas 5% das reservas brasileiras de água doce, sendo que boa parte desse volume é subterrâneo e com alto teor de sal. As reservas de água doce estão distribuídas de modo desigual em todo o mundo e, além disso, são constantemente ameaçadas de escassez e contaminação. Tudo isso faz com que seja muito importante praticar o consumo consciente de água.
Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.
Texto e fotos: Extra de Rondônia