Vânia Basílio Rocha, de 21 anos, que cumpre pena em regime fechado por assassinar o ex-namorado a facadas durante o ato sexual, sairá da prisão ainda este mês.
A vilhenense, que ficou conhecida nacionalmente como “viúva negra” pelo crime bárbaro que cometeu, onde desferiu 11 facadas contra seu parceiro, o levando a morte por esgotamento sanguíneo dentro do quarto da própria vítima, teve uma progressão devido ter feito atividades de remissão de pena e deve ser posta em regime semiaberto até o final do mês corrente.
Vânia, que está presa desde do dia 30 de dezembro de 2015 e foi julgada e condenada a 13 anos de prisão em setembro de 2016, teve sua pena diminuída para 8 anos e quatro meses, devido ter sido considerada semi-imputável, que é quando o indivíduo não possui total noção das consequências de seus atos.
A detenta esta matriculada na rede regular de ensino, através de um projeto prisional para reeducação das apenadas e através deste, participa de aulas de artesanato, dentre outros. Para cada 12 horas de estudos, Vânia abate um dia de prisão.
De acordo com o processo da ré, a mudança no processo deveria ocorrer no próximo dia 23 de julho, porém, a contabilização das remissões podem colocá-la em liberdade monitorada antes disto.
Texto e foto: Extra de Rondônia