Na noite desta terça-feira, 2, a Câmara de Vereadores de Vilhena entregou a Moção de Aplausos nº 020/2018 à família do senhor Yuzuru Sato (in memoriam), autor e criador do brasão e da bandeira do município de Vilhena.
Os símbolos cívicos que retratam a história de Vilhena foram escolhidos em um concurso realizado em 1982, na administração do então prefeito Albino Wobeto.
Autoria da vereadora Neide Ikino (PV), a Moção de Aplausos foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
HISTÓRIA
Sato nasceu em 3 de outubro de 1921 na cidade de Muroran – Shi, província de Hokaido-Ken no Japão.
Chegou ao Brasil em 4 de setembro de 1937 e residiu no município de Santa Cruz do Monte Castelo (PR), onde foi agricultor, comerciante e se iniciou nas artes gráficas e artísticas.
Residiu no município de Loanda (PR) onde foi professor de língua japonesa na comunidade Nippo/brasilieira, também atuando nas artes gráficas e artísticas, até mudar-se para o estado de Rondônia atraído pelo projeto PIC/PAR/INCRA no atual município de Colorado do Oeste (RO).
Fixou-se no Município de Vilhena em 1975, onde atuou tendo como profissão artes gráficas e artísticas confeccionando cartazes, faixas, fachadas comerciais, placas rurais, obras governamentais, etc.
Texto e fotos: Assessoria