No dia 23 de novembro de 2001 acontecia o primeiro concerto da Orquestra Sinfônica de Vilhena, a mais antiga orquestra sinfônica municipal de Rondônia, formada antes mesmo da Orquestra Villa Lobos na capital Porto Velho.

A apresentação, em comemoração ao aniversário de Vilhena, marcava o início dos 17 anos de trajetória do grupo. Na época eram apenas 20 integrantes, hoje a orquestra é integrada por 60 músicos efetivos.

A vinda do maestro Ronis Salustiano, que já atuava como maestro em São Paulo (SP), à maior cidade do Cone Sul do estado, foi fundamental para a criação do projeto que inclui além das apresentações, aulas de música gratuitas individuais para crianças e adultos.

Antes mantida pela prefeitura, hoje a Orquestra Sinfônica de Vilhena sobrevive graças a recursos da iniciativa privada. Há quatro anos, a Sicoob Credisul se tornou a sua principal mantenedora.

“Posso definir a parceria com a Sicoob Credisul como a melhor coisa que nos aconteceu. Com certeza é o que vem nos ajudando a sobreviver”, assegura o maestro Ronis.

Além do aporte financeiro mensal, a Sicoob Credisul abriu as portas do seu Centro de Treinamento e Cultura para que a orquestra realizar concertos periódicos, todos com ocupação máxima da Sala Expansão. O auditório tem capacidade para 300 pessoas.

Até outubro deste ano, a orquestra apresentou 13 concertos, em diferentes locais e formação, como grupo de cordas, grupo de metais, concerto didático, concerto erudito, etc. Um destaque foi a participação no desfile de 7 de setembro, promovido pela Fundação Cultural de Vilhena.

As atividades da Orquestra Sinfônica de Vilhena podem ser acompanhadas por meio de sua página no Facebook www.facebook.com/orquestrasinfonicadevilhena/.

AULAS GRATUITAS

As inscrições para novos alunos são abertas uma vez ao ano. A próxima temporada terá início em 15 de janeiro de 2019. Serão oferecidas 25 vagas para aulas de violino, violão clássico, clarinete, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, trompete e trompa.

 

Texto e foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO