A Câmara de Vilhena realiza hoje à noite a segunda sessão ordinária de novembro.
Na pauta, entre diversos projetos de leis, um requerimento chama a atenção: o vereador Carlos Suchi (Podemos) requereu do prefeito Eduardo Japonês (PV) cópia de todas as certidões negativas que capacitam Afonso Emerick Dutra a assumir o cargo de secretário municipal de saúde.
O parlamentar também quer cópias do Decreto nº 44.638/2018 e dos certificados de escolaridade do mesmo.
A finalidade da propositura, segundo explicou o parlamentar ao Extra de Rondônia, é saber se realmente está apto a ser titular da Semus.
Suchi lembrou que em setembro passado o prefeito tentou “amolecer” a lei do Ficha Limpa Municipal para nomear Emerick na pasta, em função do mesmo ter sido condenado por desobediência à ordem judicial, fato ocorrido em 2014.
Esse foi o motivo que levou Japonês a solicitar aos vereadores a aprovação – sem sucesso – do projeto 5.492/2018 que prevê 8 anos fora de cargos em comissão. O prefeito vilhenense quer reduzir esse tempo para apenas 2 anos. Leia AQUI
“A princípio fiz um ofício e não obtive resposta. Agora faço a solicitação ao prefeito através de requerimento, porque terá prazo estabelecido em lei para responder. Quero saber o procedimento legal da nomeação de Emerick no cargo de secretário de saúde”, asseverou.
O vereador garante ocupar a tribuna da Casa de Leis e explicar outros motivos do requerimento.
FICHA LIMPA
Em visita ao Extra de Rondônia em agosto, Emerick esclareceu a polêmica envolvendo seu nome, e garantiu que não responde a nenhum processo judicial. Leia AQUI
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Divulgação