O requerimento nº 047/2018, lido na sessão ordinária desta terça-feira, 13, de autoria do vereador Carlos Suchi (Podemos), foi reprovado por maioria na Câmara de Vilhena.
Suchi requereu ao prefeito Eduardo Japonês (PV) cópia de todas as certidões negativas que capacitam Afonso Emerick Dutra a assumir o cargo de secretário municipal de saúde, bem como a cópia do Decreto nº 44.638/2018 e dos certificados de escolaridade do mesmo.
A finalidade da propositura, explicou o parlamentar ao Extra de Rondônia, é saber se realmente está apto a ser titular da Semus, uma vez que o prefeito tentou, de todas as formas, alterar a lei da Ficha Limpa Municipal para ajudar Emerick a ser nomeado na prefeitura. Leia mais AQUI
Na sessão legislativa, porém, antes de ir à votação, o vereador Ronildo Macedo (PV) se antecipou e pediu a seus pares a reprovação do requerimento, explicando que ele mesmo iria entregar as cópias do secretário a Suchi.
Ele justificou a reprovação do requerimento com uma frase inusitada que era dita pelo personagem Jaiminho, do seriado mexicano Chaves: “É para evitar a fadiga”.
“É só para evitar transtornos, evitar a fadiga. Estou aqui com o parecer jurídico e todas as certidões solicitadas. Só para evitar mais trabalho. Gostaria que todos reprovassem o requerimento”, disse Macedo.
Por sua vez, Suchi explicou que, através de ofício enviado há mais de 45 dias, solicitou ao prefeito as referidas certidões, mas não foi entregue.
“Pedi exatamente para evitar esse tipo de aborrecimento, como o vereador Macedo defende aqui o secretário. O prefeito tentou alterar a lei do Ficha Limpa para isso. Mas esse é o nosso papel. A população tem que saber se está tudo certo com o secretário. Sabemos que o secretário tem experiência, mas é necessário saber também se tem capacidade documentada para ocupar o cargo”, salientou.
Embora recebesse a documentação, Suchi votou a favor requerimento, alegando que irá verificar se a documentação corresponde ao que solicitou.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Divulgação