A administração empresarial é, seguramente, uma das atribuições mais difíceis e complexas de serem desenvolvidas, porque está mergulhada num contexto amplo e muito disputado (mercado), envolvendo premissas imprevisíveis, as quais provocam reações rápidas nos concorrentes (ou agentes econômicos) e nos clientes.
Contudo, quando realizada com profissionalismo, habilidade e liderança, ela tem a capacidade de produzir resultados materiais excelentes, e que, ao mesmo tempo, são gratificantes no aspecto pessoal e estimulantes no aspecto econômico, para nossos empresários e gestores.
Nesta oportunidade gostaria de discutir com você duas alternativas de ações administrativas:
1.-Às vezes uma organização decide dedicar-se, por um ano, a buscar resultados financeiros superiores. A gerência refaz, inicialmente, a definição do perfil de seus clientes; a seguir vai em busca de uma ótima estratégia; faz uma profunda pesquisa de mercado e descobre nichos inexplorados; programa uma agressiva política de preços; divulga as condições básicas de seu plano comercial, bem como os produtos por ela abrangidos; seleciona e escolhe, cuidadosamente, os veículos nos quais será feita sua divulgação; cria uma nova política de remuneração para o pessoal da área de vendas; motiva todos os seus colaboradores; distribui atribuições aos funcionários de todas as áreas. E vai em frente, confiante e movido de muita fé !
2.-Outras vezes uma organização decide dedicar-se a ganhar mercado, implementando um ambicioso programa de investimento. A diretoria opta por investir recursos significativos, num determinado projeto (pode ser um produto novo, a abertura de uma filial, a criação de uma unidade industrial…). Para tanto, investe recursos próprios, retira parte de suas reservas contábeis, recorre a bancos de forma complementar… Estudos prévios da viabilidade do negócio já foram realizados e revisados.
Certifica-se de que as premissas básicas foram checadas; igualmente as projeções de retorno sobre o investimento; um orçamento operacional foi feito, bem como um fluxo de caixa; um minucioso cronograma da obra foi preparado, para acompanhar a execução do projeto. É como na vida de um casal: um filho é planejado; a seguir ele é concebido; depois seu desenvolvimento é acompanhado. Iniciada a execução do projeto, uma das primeiras constatações que se faz, é que os índices econômico financeiros de sua empresa começam a piorar.
Seus recursos financeiros diminuem, seu fluxo de caixa e capital de giro são negativamente afetados, você vê gastos imprevistos aparecerem e sua empresa começa a trabalhar no limite. Entretanto, passados alguns meses, você se entusiasma com o surgimento de uma nova unidade de negócios. Iniciam-se os contatos com clientes novos e potenciais, toda uma logística é criada, os preparativos para a produção da nova unidade estão prontos e finalmente surgem as primeiras vendas. Isso é gratificante.
As receitas aumentam, o lucro cresce, e aos poucos seu caixa vai sendo reconstituído… Você conseguiu; você venceu; os resultados estão expressos nos seus balancetes e balanços; você e sua equipe estão de parabéns porque venceram todas as dificuldades e obstáculos; você é um brilhante administrador !!!
Texto:Humberto Lago/Consultor Empresarial