O governo de Rondônia decidiu não alterar a data do feriado de 04 de janeiro, próxima sexta-feira, dia em que é comemorada a instauração do Estado, criado em 22 de dezembro de 1981, e instalado efetivamente no dia 4 de janeiro de 1982.
Em 2016 e 2017, o ex-governador Confúcio Moura assinou decreto antecipando o feriado do dia 04 para 02 de janeiro – contrapondo a Lei nº 2291 de 22 de abril de 2010 que declara a data magna e feriado civil estadual.
Havia a expectativa no interior do Estado de que o governador Daniel Pereira (PSB) editasse decreto semelhante antecipando o feriado para quarta-feira, dia 2 de janeiro, mas essa prerrogativa passa a ser do novo governador Marcos Rocha, que assume no dia 1 de janeiro.
Dessa forma, Rondônia terá a segunda facultativa nos órgãos públicos e o feriado de terça-feira, e na próxima sexta será o feriado estadual, pois não há a possibilidade do novo governador assinar o decreto mudando a data, até porque o empresariado e a população já se programaram para o feriado do dia 4 de janeiro.
Texto: Correio Central
Foto: Reprodução