O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, deu posse na manhã desta sexta-feira (4) aos superintendentes, secretários e adjuntos e diretores das autarquias estaduais em solenidade realizada no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho.
A escolha da equipe de governo foi realizada, segundo Marcos Rocha, com base em três critérios: competência, bom caráter e dedicação, sendo esta última não só o empenho em lutar por mudanças, mas também a capacidade de transpor obstáculos sem desanimar. ‘‘Qualquer pessoa que se envolver em corrupção está fora’’, avisa.
‘‘Estou acreditando muito nos senhores e senhoras, nos que permanecem e os novos para trazer a mudança que a sociedade almeja. Nós não estamos aqui simplesmente para desenvolver uma função, mas, como eu disse em toda a campanha, para trazer a mudança. Temos que abrir a nossa mente e fazer o que é certo independente se isso vai desagradar um amigo ou a um grupo. É o fim do toma lá dá cá’’, garantiu o governador que esclareceu que nenhum deputado indicou alguém para equipe.
Marcos Rocha também destacou que a equipe é formada por profissionais de diversas categorias e escolhidos com o único interesse de trazer transformações e o desenvolvimento de Rondônia. ‘‘Aqui ao contrário do que pode estar sendo divulgado não tem só coronéis, aqui tem professores, contadores, administradores, advogados, analistas de sistema, pessoas que escolhi sem está preocupado se as pessoas vão falar mal. Eu estou preocupado com que a gente vai oferecer de verdade a toda a população’’, afirma.
O governador ainda disse que não espera que ninguém da equipe apresente projetos mirabolantes, mas que trabalhem com o ‘‘pé no chão’’, desenvolvendo aquilo que realmente vai beneficiar a sociedade. ‘‘Preciso de pessoas de pulso firme que faça o que for necessário fazer, pois se não daqui a algum tempo os servidores públicos não vão receber seus salários, não vamos ter condições de honrar os contratos e, para isso, é preciso ter coragem de tomar as atitudes certas. Para isso todos os senhores e senhoras estão cientes’’ disse. ‘‘Temos o compromisso de trazer o melhor para o estado de Rondônia e nós vamos buscar cumprir tudo aquilo que foi falado em nossa campanha’’, reforma o vice-governador Jose Atilio Salazar Martins (José Jodan).
Marcos Rocha também destacou que há uma necessidade real de diminuir o quadro de cargos comissionados no governo, medida semelhante à adotada pelo governo federal. Assim também como oferecer segurança jurídica as policiais Civil, Militar, Técnica e bombeiros. O governador garantiu ainda que haverá mudança na saúde. ‘‘Não temos condições de ficar observando o [Pronto Socorro] João Paulo II e não fazer nada e quanto a isso contamos com o doutor Fernando Máximo, que é um cirurgião e teve a coragem de assumir a secretária de Saúde’’ afirma.
O governador afirmou que este será um governo alinhado com a União e que esteve na posse do presidente Jair Bolsonaro onde aproveitou a oportunidade para discutir medidas para dar dignidade a população de Rondônia.
‘‘As ações que o Estado irá adotar são muito próximas ou extremamente alinhadas com aquelas adotadas pelo governo federal porque por onde eu passei [na campanha] clamaram para que eu mude a história. Então nesses quatro anos, penso em corrigir o máximo possível, não penso em reeleição, porque só assim vamos ter o desprendimento necessário, sem medo de desagradar a grego e troianos, mas unicamente em agradar a população do Estado de Rondônia. Vamos em frente mudar Rondônia de verdade com as bençãos de Deus’’, disse.
NOMEADOS
Secretário-chefe da Casa Civil – Pedro Antônio Afonso Pimentel
Secretária subchefe da Casa Civil – Erika Camargo Gerhard
Secretário-chefe da Casa Militar – Coronel PM Valdemir Carlos de Góes
Secretário executivo do gabinete – Coronel PM Raulino Ferreira da Silva
Controlador-geral do Estado – Francisco Lopes Fernandes Netto
Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) – Jailson Viana de Almeida
Secretário de Estado de Finanças (Sefin) – Luis Fernando Pereira da Silva
Secretário adjunto da Sefin – Franco Maegaki Ono
Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) – José Hélio Cysneiros Pachá
Secretário adjunto da Sesdec – Hélio Gomes Ferreira
Secretária de Estado da Justiça (Sejus) – Etelvina da Costa Rocha
Secretário de Estado da Saúde (Sesau) – Fernando Rodrigues Máximo
Secretária adjunta da Sesau – Kahane Maia dos Santos
Secretário de Estado da Educação (Seduc) – Suamy Vivecananda Lacerda
Secretária adjunta da Seduc – Maria Conceição Alves
Secretária de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) – Luana Nunes de Oliveira Santos
Secretária adjunta da Seas – Liana Silva de Almeida Lima
Secretário de Estado da Agricultura (Seagri) – Evandro César Padovani
Secretário adjunto da Seagri – Euclides Nocko
Secretário de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) – Elias Rezende de Oliveira
Superintendente Estadual de Comunicação – Lenilson Guedes
Superintendente Estadual Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura – Sérgio Goncalves da Silva
Superintendente de Gestão dos Gastos Administrativos – José Gonçalves da Silva Júnior
Superintendente de Estado Para Resultados (EPR) – Delner Freire
Superintendente Estadual de Esporte e Lazer (Sejucel) – Jobson Bandeira dos Santos
Diretor-geral do Departamento Est. de Trânsito (Detran) – Neil Aldrin Faria Gonzaga
Diretora adjunta do Detran- Benedita Aparecida de Oliveira
Diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) – Erasmo Meireles e Sá
Superintendente Estadual de Patrimônio e Regularização – Constantino Erwen Gomes
Superintendente Estadual de Gestão de Pessoas – Coronel PM Júlio Martins Figueiroa Faria
Comandante geral da Polícia Militar – Coronel PM Mauro Ronaldo Flores Correa
Comandante Geral do Corpo de Bombeiros – Coronel BM Demargli Costa Farias
Superintende Estadual de Turismo – Gilvan José Pereira Júnior
Superintendente Estadual de Licitação – Márcio Rogério Gabriel
Autor e fotos: Vanessa Moura