Na tarde desta segunda-feira 11, a equipe de reportagem do Extra de Rondônia entrevistou a coordenadora nacional da campanha Caminhada Passos que Salvam, Nayma Kathib, para falar sobre a palestra que ministrará as 19h no salão de eventos do Hotel Mirage.
A coordenadora conta que já esteve em Vilhena durante a campanha de cadastramento de medula óssea, e hoje retorna ao município para palestrar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.
Kathib detalha que a palestra é pró – diagnostico, e tem o intuito de fazer com que a população conheça ainda mais este tipo de câncer, isso porque a doença é muito parecida com outras patologias da infância.
Segundo a representante com a conscientização dos pais e responsáveis às crianças chegam mais cedo ao tratamento, e possuem uma chance de cura ainda maior. “É importante destacar que as crianças suportam doses maiores de quimio e radioterapia”.
CAMINHADA PASSOS QUE SALVAM
De acordo com Kathib a criação da Caminhada Passos que Salvam veio de um projeto semelhante ao do hospital norte americano St. Jude Children’s Research, um dos que mais alcançam índices de cura em crianças e adolescentes.
“Fomos até Memphis conhecer as estratégias para fazer isso no Brasil. Os Estados Unidos alcança hoje 95% de cura, enquanto o Brasil 55%. Nós perdemos em torno de 40 crianças em um universo de 100, por conta do tratamento tardio”, afirmou a coordenadora.
A caminhada tem o foco de contribuir ainda mais para que a população se informe sobre os primeiros sintomas. “Estamos conseguindo isso, começamos o projeto com 20 cidades e dois Estados em 2012, sendo São Paulo e Rondônia pioneiros na campanha. E hoje já realizamos a caminhada em 20 Estados e 600 cidades”.
A coordenadora pontua que o retorno da campanha são os dados gerados, onde 15% das crianças estão chegando a tempo para o tratamento, e se curando.
Kathib finaliza destacando que sua visita se estenderá a 16 municípios rondonienses do qual ainda não visitou.