Acompanhe as informações e comentários da coluna informática mais lida da região do Cone Sul de Rondônia.
@@@ CONFÚCIO E DANIEL – OS PINÓQUIOS I
Os ex-governador Confúcio Moura (MDB) e Daniel Pereira (PSB) são conhecidos na Cone Sul pela falta de compromisso com os moradores da região. Nesta semana, mais uma prova de que ambos não estão “nem aí” com os sulistas saiu à tona. O secretário municipal de saúde de Vilhena, Afonso Emerick, esteve em Porto Velho peregrinando apoio à classe política para pressionar ao Governo do Estado pagar os atrasados com a UTI no Hospital Regional de Vilhena. Segundo Emerick, nenhuma parcela foi paga em 2018 pelo Governo.
@@@ PINÓQUIOS II
Em abril de 2018, Confúcio renunciou o cargo de governador e Pereira assumiu o cargo com um belo (e longo) discurso e a promessa de que “o Cone Sul seria prioridade no seu mandato”. Lego engano. Pelo menos para o HR, nada mudou. Não conseguiu nem mesmo fazer o repasse dos recursos em dia à UTI, enquanto a prefeitura bancava sozinha com as despesas dos pacientes da região, inclusive de Cerejeiras, seu reduto eleitoral. É uma pena!
@@@ PINÓQUIOS III
Agora em 2019, o destino de ambos mudou. Confúcio é senador e Pereira diretor do SEBRAE de Rondônia, uma entidade destinada aos microempreendedores. Querem saber onde isso vai parar? Tinha uma comédia na TV com o seguinte título: “Teu passado te condena”. Daí dá para tirar uma conclusão!
@@@ NOVOS CAMINHOS
O vereador Célio Batista (PR) parece que pretende sair da vida política. Com vários candidatos, ele concorreu no último concurso público para o cargo de Assistente Administrativo realizado na Câmara de Vereadores. Obteve 73,5 de nota. Não sabemos o número de vagas disponíveis, mas esperamos que consiga alcançar seu objetivo.
@@@ MUTIRÃO DE CIRURGIA
Por outro lado, Batista articula para que OS vilhenenses sejam beneficiados com mutirão de cirurgias oftalmológicas. Há poucos anos, vilhenenses se deslocavam até Cuiabá (MT) para a realização de cirurgias e exames de catarata, através do Lions Clube de Cuiabá. O transporte dos vilhenenses que precisavam da benfeitoria era bancado pelo município duas vezes por ano. Porém esse trabalho foi encerrado em 2015. Ele abraça essa campanha para ser realizada em 2020 e só falta o dinheiro para bancar com as despesas. Disse que são necessários R$ 500 mil e, acredita, que esse recurso virá da economia da Câmara de Vereadores deste ano. Nota 10 ao parlamentar!
@@@ MAIS UMA PROMESSA
Esperamos que a promessa de Célio não se mais uma registrada na imprensa e depois esquecida igual fez seu colega de parlamento Samir Ali (PSDB). No início de 2017, o tucano se comprometeu (após conversa com o então presidente Adilson) de usar as economias desse ano para investimentos no setor de saúde pública. Passou 2017, encerrou 2018, e até agora nada da saúde receber as tais “economias”.
@@@ BLITZ NO HR
Pegando o gancho: está parecendo a promessa dos parlamentares de fazerem blitz mensal no Hospital Regional. Só foi feita uma na gestão da ex-prefeita Rosani Donadon (MDB) em 2017. Na gestão do prefeito-tampão Adilson de Oliveira (PSDB) – que durou dois meses (maio e julho de 2018) – não teve nenhuma. Com Eduardo Japonês (PV), que está no seu nono mês, nem se ouve falar em essa tal blitz na saúde.
@@@ MINIROTATÓRIA, A MISSÃO
Até parece nome de cinema. Nesta semana, uma “obra” que fez sucesso na época do ex-prefeito José Rover retornou à cena. Trata-se da “inigualável, autêntica e dinâmica” minirotatória. Criada em 2012, o trabalho provocou inúmeras críticas ao mandatário municipal, o que motivou, inclusive, instauração de inquérito civil por omissão ao plano diretor contra Rover e o então secretário de trânsito, Marcos Zola (leia AQUI). Servidores e material foram usados de forma irresponsável numa “obra” no cruzamento entre as avenidas Marques Henrique e José do Patrocínio, no centro da cidade, o qual foi motivo de piadas, conforme mostra a imagem abaixo. Agora, após sete anos, a “obra” retorna à Vilhena na gestão de Eduardo Japonês (PV). Por solicitação do vereador Adilson de Oliveira (PSDB), a obra foi executada no cruzamento das Avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Carmelita (Avenida 34).
@@@ CÓPIA DA ÉPOCA ROVER
Nas redes sociais, as lembranças e críticas contra o trabalho não se fizeram esperar. Alguns garantem que a ação confirma que a administração de Japonês é a sequência da era Rover e temem que a minirotatória, ao invés de ajudar, atrapalhe a trafegabilidade dos motoristas. Em sua página na rede social facebook, o parlamentar garante que “desta forma, o risco de acidentes diminui”. Vamos aguardar!