Em reunião com o Major Glauber Souto, na Unisp – Zona Leste de Porto Velho, realizada na segunda-feira 18, o deputado federal Coronel Chrisostomo juntamente com o deputado estadual Eyder Brasil, conheceu o projeto de construção do 5ª Batalhão da Polícia Militar e empenhou apoio para as obras.
Na oportunidade, Major Glauber apresentou o projeto e explicou a importância da polícia adquirir um espaço próprio que atenda às necessidades das tropas. “Precisamos de um local próprio porque junto com outras polícias ficamos limitados em questão de estrutura física, além de outras dificuldades estruturais do dia a dia”.
Na sequência ele destacou a produtividade da PM na repreensão de crimes, capturas de foragidos, recuperação de veículos, projetos sociais comunitários em Porto Velho, Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari.
“Trabalhamos com projetos da Guarda Mirim, Polícia Militar na Escola, que consiste em coibir a violência nas unidades educativas por meio da presença de policiais. Além de desenvolver projetos contra as drogas e de escolinha de futebol e jiu-jítsu nos condomínios Orgulho do Madeira e Cristal da Calama”, apontou Glauber.
Segundo o Major, o 5ª Batalhão também foi o primeiro na capital a implantar o projeto “Patrulha Maria da Penha”, que tem o objetivo de atender mulheres vítimas de violência doméstica e acompanhar se as medidas impostas pela justiça estão sendo respeitadas. “Atualmente temos 1.200 vítimas cadastradas que acompanhamos em Porto Velho”.
Ele pontuou ainda que a ideia é apresentar o batalhão com responsabilidade territorial, sendo o maior com cobertura em três municípios. “A construção é uma prioridade da Polícia Militar. Queremos através deste ato oficializar essa necessidade que nosso batalhão tem. Acreditamos que a participação do deputado coronel Chrisostomo pode fazer uma grande diferença para nós”.
Diante do exposto, Coronel Chrisostomo se prontificou a buscar apoio no congresso para destinar parte da emenda de bancada para o projeto de construção. “Tenho toda boa vontade em atender o batalhão”, afirmou o deputado.
Em seguida o Coronel explicou que existe um recurso de bancada para que os parlamentares de Rondônia possam repassar ao Estado, mas que é necessário que os congressistas rondonienses indiquem em que cidade tem interesse de repassar a emenda.
Com isso seria possível destinar as verbas para a área. “Se esse recurso for confirmado e destinado no primeiro semestre já podemos repassar uma parte para a construção”, concluiu o Coronel.