A Câmara de Vereadores homenageou com moção de aplauso na sessão ordinária de terça-feira, 19, Solangela Guimarães, delegada titular da Deam em Vilhena.
A homenagem de iniciativa do vereador Wilson Deflon Tabalipa (PV), foi entregue durante sessão solene, realizada em plenário da Câmara de Vereadores.
O vereador que também é policial civil fez um breve histórico sobre a delegada e enalteceu sua determinação pessoal e atuação na Polícia Civil de Rondônia.
De acordo o parlamentar nada mais justo que no mês que se comemora o Dia Internacional da mulher, condecorar uma mulher que se dedica dia e noite para proteger aquelas que muitas vezes são agredidas covardemente, destacou Tabalipa.
Solangela saiu ainda criança com a família de sua cidade natal, Jaguapitã-Paraná e chegou a Rondônia no ano de 1977, onde fixou residência no município de Ji-Paraná. Passou por várias etapas na vida pública e se dedicou aos estudados prestando concurso para delegada de polícia, hoje desenvolve seu trabalho em prol das mulheres e menores em situação de risco.
Solangela ao receber a moção de aplauso, destacou que o reconhecimento público não é só para ela, mas para toda equipe de trabalho.
A delegada ressaltou que o certificado é dedicado a todas as mulheres, pois seu trabalho é em prol de uma sociedade mais justa, principalmente no que tange as mulheres que diariamente são agredidas pelos seus maridos ou companheiros e normalmente por vergonha ou medo não denunciam.
A delegada explica que apesar da Deam não ficar aberta 24 horas, qualquer mulher que receber ameaça ou for agredida deve chamar a Polícia Militar (PM) através do 190 – ou diretamente na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), além da própria Deam, localizada na Avenida Paraná.
O Delegado Regional Fábio Campos e alguns policiais civis marcaram presença na entrega do certificado a delegada Solangela Guimarães.