A performance positiva dos embarques nacionais de frango neste mês tem reduzido a disponibilidade doméstica, resultando em aumentos de preços no setor, desde o pintainho até a carne.
Segundo informações do Cepea, agentes estão otimistas, à espera de uma possível recuperação das perdas registradas em 2018, quando os valores recuaram com força.
Dados parciais da Secex indicam que, nos nove primeiros dias úteis de março, a média diária das exportações de carne de frango in natura está em 18,97 mil toneladas, alta de 30,9% frente à do mês anterior.
O avanço é, em partes, explicado pelo período do carnaval, que fez com que a proteína fosse escoada em menor número de dias úteis. Esse ritmo de embarques é o segundo maior da série histórica acompanhada pelo Cepea, que começou em outubro/02, ficando atrás, apenas, da média diária registrada em julho do ano passado.
Caso esse ritmo se mantenha, as exportações brasileiras do produto in natura em março podem somar 360,4 mil t em 19 dias úteis, frente às 289,8 mil t escoadas nos 20 dias úteis de fevereiro.