Uma casa simples de madeira, construída dentro de um lago para criação de pirarucus. O cenário perfeito para quem quer paz e tranquilidade, mas na propriedade do senhor Gilmar Garcia, na linha 11, onde vive com o filho Alexandre e a esposa Marlúcia Garcia o foco é no trabalho.
Eles têm uma agroindústria de fracionamento e distribuição de torresmo e água de coco, a Da hora Alimentos. A empresa começou em 2012, com comercialização de mandioca embalada a vácuo, que para ganhar mercado mudou o foco da produção.
Alexandre começou cedo a tomar a frente dos negócios, e aos 17 anos já liderava a equipe. “Pra mim foi bastante difícil, principalmente na parte de liderar pessoas. Já são dois anos que faço este trabalho, de organizar desde o financeiro até o estoque e a produção”, disse.
Segundo Alexandre o petisco é um “ilustre desconhecido”. Além de gostoso, o torresmo tem proteína, gordura boa e é “low carb”, ou seja, tem zero carboidrato, um prato cheio para quem gosta de sabor e nutrientes.
O negócio cresceu muito e hoje emprega três colaboradoras. Ao longo dos últimos sete anos eles ganharam mercado rapidamente. Já comercializam os produtos em Rondônia, além de algumas cidades do Acre e Manaus. A produção é de quatro toneladas de torresmo fracionado por mês e cerca de 1,2 mil litros de água de coco.
Seu Gilmar também atribui o sucesso e o crescimento do negócio familiar ao incentivo oferecido pela prefeitura. “Foi por meio do compromisso da prefeita Glaucione e do Sebrae que temos tido grandes avanços. Isso nos deu aval junto aos nossos clientes, onde nossos produtos ficaram mais apresentáveis e confiáveis”, observou.
Ao lado de outras 16 agroindústrias do município eles participaram da primeira etapa do projeto de fomento em Cacoal. O Sebrae e a Prefeitura estimularam os negócios com investimentos em segurança alimentar, identidade visual, registro de marca, licença ambiental e mapeamento de processos.
Em 2019 o foco será em eficiência energética, com projeto para implantação de energia Fotovoltaica, além de gestão financeira, marketing e outros quesitos de qualidade para agregar valor aos produtos.
A gerente do Sebrae, Thuylla Gomes visitou a propriedade, e enalteceu a força de Cacoal no setor produtivo agroindustrial. “Cacoal tem tido um destaque no cenário estadual quanto às agroindústrias e vamos beneficiar o município novamente”.
O coordenador dos programas de agroindústria familiar, Jorge Murer, sempre acompanha o produtor, como incentivador e amigo.
Segundo ele, o apoio do município à agricultura e as agroindústrias tem transformado a vida do homem do campo, mantendo os jovens na área rural e fortalecendo a economia de quem leva comida à nossa mesa.