O deputado Chiquinho da Emater (PSB), indicou ao executivo a necessidade de se realizar uma reforma do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em razão da precariedade do prédio.
A unidade de saúde é referência no atendimento de doenças infectocontagiosas e tropicais e atende pacientes com doenças complexas como tuberculose, HIV/AIDS, blasto micoses, leishmanioses, malária, leptospirose, acidentes por animais peçonhentos, dengue e outras patologias.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, o Cemetron possui 100 leitos de enfermaria e 7 leitos de UTI, além de um laboratório que realiza parte significativa dos exames dos pacientes. “Essa proposição vem para atender às solicitações do pacientes, funcionários e cidadão que procuram aquele hospital para o tratamento de saúde e reclamam da precariedade do prédio”, relata.
Entre as reclamações estão, falta de ambiente adequado para a espera de atendimento, sendo que as pessoas ficam expostas à poeira e sem climatização. “Essa reforma é necessária para garantir uma assistência digna, humanizada e segura ao usuário portador de doenças infectocontagiosas e garantir uma formação acadêmica baseada em evidências cientificas com atenção integral aos usuários do SUS”, finaliza Chiquinho.