O estudante Ulisses Cechinel Rodrigues, de 18 anos, enviou ao Extra de Rondônia uma carta com uma antiga reivindicação dos munícipes: a construção de viadutos em Vilhena.
De acordo com Ulisses, o assunto foi tema de seu trabalho de geografia no Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).
Ele analisa o crescimento populacional do município, a constante insegurança e congestionamento no trânsito, principalmente, em horário de pico.
Contudo, chama a atenção dos políticos locais e pede que a reivindicação seja levada a sério. “Esperamos atitudes, senhores políticos!”
>>> LEIA, ABAIXO, A CARTA NA ÍNTEGRA:
A cidade de Vilhena tem crescido muito nos últimos anos, e eu deixo aqui o que eu acredito ser uma ótima ideia para contribuir com a segurança de nossos motoristas.
Vilhena é cortada ao meio pela BR-364, uma rodovia muito ativa e absolutamente utilizada por caminhoneiros.
Uma grande parcela da população precisa fazer a travessia na BR-364 por diversas vezes por dia para lidar com suas responsabilidades, e para fazer essa travessia nós temos em nosso município rotatórias de passagem. O grande problema é que o crescimento populacional na cidade é notável e isso tem congestionado o trânsito e ocasionado insegurança aos moradores que precisam fazer a travessia.
Na rotatória quem detêm a preferência são os automóveis da BR e os automóveis que precisam fazer a travessia são os que precisam esperar. Nos horários de pico, como 7h00, 12h00 e 18h00, está travessia tem se tornando a cada dia mais aterrorizante pela insegurança e congestionamentos. Lembrando também que não são só automóveis que passam por ali, pedestres e ciclistas também enfrentam essa aventura todos os dias.
A cidade de Vilhena tem crescido e está se desenvolvendo a cada dia, mas se os políticos não fizerem alguma coisa quanto a esse descaso, a população vai sofrer. Aliás, já sofrem todos os dias. O que vai precisar acontecer pra que a construção desse viaduto seja levada a sério, mais acidentes?
Mas enfim, eu reconheço que um viaduto é algo muito caro para nossa cidade, levando em conta os bairros e ruas sem asfaltamento ou escoamento adequado. Porém, um descaso não anula o outro. A construção de um viaduto nesta cidade já é cogitada há muito tempo e nunca se fez nada a respeito.
Estamos esperando atitudes senhores políticos, a população precisa ser levada a sério!
Ulisses Cechinel Rodrigues, 18 anos
Alunos do CEEJA / Vilhena