Nesta terça-feira, 02, ocorrerá em Vilhena a Caminhada Azul de conscientização ao Dia Mundial do Autismo, com o objetivo de evitar o preconceito e atuar na defesa dos direitos das crianças e jovens com o referido diagnóstico.
O evento, que foi criado por um grupo de mães com filhos autistas está sendo apoiado pela prefeitura, através da Secretária Municipal de Educação (Semed).
O ponto de encontro será às 17h30, no cruzamento da Avenida Major Amarantes com a Rua Marques Henrique, no Centro. Depois, o grupo percorrerá a referida avenida até a Praça Padre Ângelo Spadari.
O tema de 2019 da Organização das Nações Unidas (ONU) para a data deste ano é: “Avanços na Legislação e no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA)”
O TEA é um distúrbio de neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de intenção social, deficiências verbais e físicas e padrões restritos e repetitivos de comportamento, que costuma se desenvolver na infância.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo estão no espectro do autismo. No Brasil, estimam-se 2 milhões de casos de TEA, metade deles ainda não diagnosticados.