Na semana passada duas pessoas registaram ocorrência na delegacia de Polícia Civil (PC), de Cerejeiras, onde narram que foram vítimas de estelionato.
De acordo com o primeiro registro, a vítima compareceu na delegacia no último dia 27, e contou que foi até uma agência bancaria para abrir uma conta corrente, porém, foi informada pelo funcionário que não seria possível, pois seu nome estava protestado.
Com isso, foi orientado a ir até a Associação Comercial e Industrial de Cerejeiras (ACIC) para saber onde seu nome havia sido protestado.
A vítima tomou conhecimento que havia débito junto à Receita Federal de Imposto de Renda no valor de R$ 14.121,36 – referente ao ano de 2015.
O protesto foi feito no 8º Tabelião de Protesto de Letras, localizado na Rua XV de novembro – centro de São Paulo.
Porém, a vítima afirma que sempre trabalhou em serviços gerais e nunca precisou declarar Imposto de Renda e jamais foi a São Paulo.
No segundo caso, a vítima registrou a ocorrência no último dia 29, e relatou que a empresa Embra Guia Oficiais do Brasil, entrou em contato com a vítima dizendo que ela tinha direito de divulgar o número do telefone de sua empresa na lista telefônica sem custos. Porém, para isto deveria assinar um documento, no qual foi subscrito e devolvido.
Sendo posteriormente a empresa enviou a vítima por e-mail, uma notificação de protesto no valor de R$ 5.998,00.
A vítima afirma que não recebeu nenhum documento bancário para pagamento de tal valor.